A Vivo vem enrolando as negociações para o Acordo Coletivo 2008/2009. Primeiro foram dois dias de reunião, nas quais só se falou do prêmio "uma das melhores empresas para trabalhar". Esqueceram de dizer que a revista Visão/Exame coloca o excesso de trabalho e de pressão como uma das principais características das condições de trabalho na Vivo, e ao mesmo tempo destaca que as empresas concorrentes valorizam os trabalhadores da Vivo.
É lógico, pois somos competentes, dedicados e construímos a maior empresa de telefonia celular do Brasil. Porém, a empresa não reconhece nosso trabalho e atrasa as negociações na tentativa de nos fazer pagar pelas perdas causadas pelos seus especuladores "profissionais" (a Vivo perdeu 5 bilhões de dólares no mercado de ações, segundo site www.teletime.com.br em 07/11/08).
Depois, em outra reunião de dois dias, a empresa passou um dia inteiro enrolando dizendo que não tinha números para apresentar. No dia seguinte, depois do Sindicato dar um basta, a empresa apresentou uma proposta indecente, desrespeitosa e precarizante.
Não admitiremos a retirada de nenhum dos itens conquistados com luta e trabalho. Queremos a manutenção das condições do Acordo Coletivo, reposição das perdas salariais e aumento real.
O Sindicato está preparando uma manifestação para que os clientes percebam o descaso com que a Vivo trata seus trabalhadores.
Negociação já!
Respeito já!
Reconhecimento já!
Dignidade já!
Aguarde convocação para manifestação. Trabalhadores unidos e mobilizados garantirão que a Vivo, assim como os concorrentes, reconheçam nosso valor.