Sintetel se reúne com Telemax e Icomon para esclarecer dúvidas!
Emilio Franco Jr. - 08/02/2010
O Sintetel reuniu-se com a Telemax e Icomon para tratar das dúvidas encaminhadas pelos trabalhadores. As perguntas para a Telemax e as respectivas respostas podem ser vistas abaixo:
A empresa vai pagar a PPR/09? R: Sim, a Telemax comprometeu-se a pagar e irá discutir os valores com o Sindicato.
Material e feramental que constam como débito dos trabalhadores, mas a empresa não tem um controle efetivo. Como fica? R: A Telemax vai analisar os casos pontualmente e com bom senso, mas espera o comprometimento dos trabalhadores para que o processo seja concluído sem perdas para ambas as partes.
Plano médico será mantido até quando? R: Até o dia 28 de fevereiro, garantindo exames e cirurgias pré-agendados.
Como ficam os casos de estabilidade de emprego previstos em lei? R: Serão garantidas todas as estabilidades determinadas na legislação.
Como ficam os passivos trabalhistas como horas-extra, disfunção, insalubridade, periculosidade, entre outros? R: Esses assuntos serão discutidos via CCP (Comissão de Conciliação Prévia)
Veja ao lado as perguntas encaminhadas a Icomon e as respostas recebidas:
Na transição será garantido o emprego de 100% dos trabalhadores? R: Estão assegurados todos que demostrarem interesse em vir para a Icomon e que estejam comprometidos com a nossa qualidade técnica e crescimento.
Escritórios de Serviços, Projetos, RH e Administrativo serão mantidos na sede atual de Ribeirão Pires? R: Está em estudo se serão mantidos ou se optaremos por outras instalações para atender às necessidades de nosso negócio.
Será feito enquadramento salarial garantindo os valores pagos anualmente? R: Faremos o enquadramento de acordo com nossos cargos e salários que, em geral, são superiores.
Ferramental em mau uso serão trocados? R: Sim, conforme critérios de qualidade e segurança adotados por nossa empresa.
Como ficam os trabalhadores de classes G que não recebem adicional de periculosidade e os pedreiros que não recebem insalubridade? R: Cumprimos os aspectos legais. Estas situações serão avaliadas por nossos profissionais de Segurança do Trabalho.
Os veículos serão recolhidos em um novo pátio ou serão guardados na casa dos trabalhadores? R: Será adotada a mesma prática dos empregados da Icomon, ou seja, guardados na casa dos empregados.
Os veículos em más condições serão substituídos? R: Os veículos sem condições de uso serão substituídos e para os que apresentam má condições receberão a devida manutenção.
Mantém-se o mesmo padrão de convênio médico? R: Sim, o convênio médico é o mesmo de nossos atuais empregados.
O porcentual de desconto do VR (atualmente em 10%) será diminuído? R: Sim, o da Icomon é em média 5%.
Qual o banco que os trabalhadores receberão seus pagamentos? R: Estamos estudando a viabilidade de se manter as contas no Santander.
Como será a jornada de trabalho? R: Seguirão as práticas da Icomon.
A nova empresa assumirá o compromisso da Telemax de subsidiar em 50% os trabalhadores que estão fazendo curso no Instituto Monitor? R: Sim, subsidiaremos 50% do curso e estendermos essa concessão aos nossos atuais empregados.
Os trabalhadores de almoxarifado, projetos, medição, planejamento, RH, segurança do trabalho, frota, manutenção predial, limpeza, portaria, jurídica e financeira que ainda não foram desligados da Telemax serão contratados? R: Estão assegurados todos que demostrarem interesse em vir para a Icomon e que estejam comprometidos com a nossa qualidade técnica e crescimento.
Os trabalhadores que possuem ação trabalhista contra a Icomon e hoje estão na Telemax serão contratados? R: Sim, apesar de não considerarmos as reclamações procedentes. Avaliaremos e conversaremos com estes profissionais.
Os trabalhadores que serão contratados, serão dispensados após ou durante o período de experiência? Isso pode inviabilizar o recebimento do seguro-desemprego? R: Serão dispensados na experiência os empregados que não atenderem às demandas e não demonstrarem competência e desempenho adequado. O desligamento no período de experiência não compromete o recebimento do seguro-desemprego.
Trabalhadoras dos DG's temem perder o emprego. A Icomon não trabalha com mulheres no DG's? R: Trabalha com profissionais de ambos os sexos. Inclusive tem trabalhadora que é líder de DG.
Trabalhadoras acima de 40 anos temem perder o emprego. A Icomon não trabalha com pessoas acima de 40 anos? R: Trabalha com profissionais independente da idade.
A Telemax creditou o VR e VT até o dia 20. A Icomon já está preparada para os créditos a partir do dia 21? R: Sim, faremos o crédito no dia 21.