Em 25 de novembro comemora-se o Dia Internacional pela Eliminação da Violência contra a Mulher. A data foi instituída durante o 1º Encontro Feminista Latino-Americano e do Caribe, ocorrido em 1981, em Bogotá, na Colômbia, mas naquela ocasião ainda se chamava Dia Internacional da Não-Violência contra a mulher. A alteração no nome aconteceu em 1999, quando a Organização das Nações Unidas (ONU) reconheceu a data como um dia de grande importância mundial.
O dia 25 de novembro é uma forma de lembrar o assassinato das irmãs Mirabal, mortas pelo regime ditatorial da República Dominicana. As três mulheres formaram um grupo de oposição ao ditador Leônidas Trujillo, que em 1960 ordenou a realização de uma emboscada para acabar com a vida das três enquanto elas iam visitar seus maridos na prisão.
O Sintetel, que desde 2003 tem uma forte presença nas atividades do Dia Pela Eliminação da Violência contra a Mulher, participará da passeata programada para o próximo sábado, dia 29, pela rede de mulheres Uni Brasil. A caminhada está programada para começar no Teatro Municipal e terminar na praça da sé. Durante o percurso, os participantes entregarão folhetos informativos a fim de conscientizar a população sobre a importância da data.