O Sintetel está participando das atividades promovidas em decorrência da campanha de “16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres" da UNI (Rede Sindical Mundial). São pouco mais de duas semanas de atividades, organizadas simultaneamente em diversos países, e que tem como objetivo principal acabar com a violência contra as mulheres, os adolescentes e as crianças. Entre as iniciativas mais comuns adotadas pelos sindicatos - que são livres para desenvolver as atividades relacionadas ao tema - estão a organização de passeatas, panfletagens e palestras temáticas.
Em 2009, a Força Sindical também está organizando alguns eventos. O Sintetel marcou presença na manifestação promovida pela central no último dia 30 de novembro, segunda-feira, para reivindicar o funcionamento 24 horas da Delegacia da Mulher.
A campanha da UNI já existe há quase uma década, e auxiliou na conquista de avanços na legislação em alguns países, como aconteceu no Brasil com a Lei Maria da Penha. Para a diretora da entidade e ex-secretária da mulher do Sintetel, Cenise Monteiro, “as mulheres cada vez mais encontram apoio e denunciam as agressões que sofrem”.
Os 16 Dias de Ativismo, que teve início no dia 25 de novembro, vai até o dia 10 de dezembro.