Notícias

FILTRAR:

Valeu a mobilização. Prestadoras retomam negociações!

Depois de muita enrolação, as empresas prestadoras de serviço com data-base em 1º de abril marcaram uma nova rodada de negociações com o Sintetel. A reunião acontecerá no dia 23 de abril, próxima quinta-feira, provando que a união e mobilização dos trabalhadores gera resultados positivos. A negociação com o sindicato patronal Sinstal começou há bastante tempo, mas as propostas recebidas não eram dignas dos trabalhadores.

 

No início de março, as prestadoras ofereceram apenas 2% de reajuste nos salários e benefícios. A justificativa era de que passavam por dificuldades financeiras em função da crise mundial e arrochos nos contratos com a Telefônica, Vivo, TIM, Embratel e diversas outras empresas. A proposta apresentada foi prontamente recusada na mesa de negociação pelo Sintetel.

 

Na ocasião, o Sindicato afirmou ainda que os trabalhadores produziram índices bem acima das normas, e que a proposta era coisa de gente oportunista. Na reunião seguinte, as empresas não apresentaram uma proposta concreta para dar continuidade às negociações. Usando a mesma desculpa, afirmaram que iriam apenas manter as condições das cláusulas sociais do Acordo Coletivo vigente. O Sintetel considerou que houve uma piora entre as propostas do primeiro e do segundo encontro.

 

O Sindicato manteve a postura firme, repudiando o que fora oferecido até então. Quase um mês depois, uma nova reunião aconteceu no início de abril, mas a contraproposta apresentada foi considerada estapafúrdia. Como resposta a tanta enrolação, o Sintetel organizou uma paralisação de duas horas nos dias 7 e 8 de abril. O ato foi uma forma de dizer não ao reajuste de 3,7%. A união da categoria começa a dar resultados. Agora é esperar a reunião da próxima quinta-feira.

TAGS