Fila em 2018 (esquerda); Fila do mutirão em 2019 (direita) - Imagem: Danilo Verpa/Folhapress
Representantes do Sintetel (esquerda) conversam com candidatos às vagas de telecom.
Este ano, foram oferecidas seis mil vagas de empregos em muitas áreas, incluindo teleatendimento. Essa foi a oportunidade encontrada pelo Sintetel, e outros sindicatos, para contribuir na diminuição da fila do desemprego. Icomon e Atento foram algumas das empresas do setor de telecom que participaram do Mutirão.
Milhares de pessoas formaram uma fila enorme no Centro de SP e chamou a atenção de quem passava por lá, no último dia 26. Trata-se do 3º Mutirão do Emprego (organizado pelo Sindicato dos Comerciários, juntamente com outros sindicatos), que reuniu 15 mil pessoas.
De acordo com o IBGE, o número de desempregados no Brasil atinge 12,7 milhões de pessoas. Na comparação do Mutirão de 2018 com este ano, o número de pessoas em busca de emprego triplicou. No ano passado, 5.500 pessoas foram para a fila em busca de uma oportunidade. Em 2019, o número impressiona: 15 mil candidatos se disponibilizaram a enfrentar a fila do Mutirão.
Além disso, as estimativas de crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) foram reduzidas duas vezes desde o início do governo Bolsonaro, o que reflete essa estagnação econômica enfrentada pelo Brasil.