Notícias

FILTRAR:

Operação Rebel: TP passará por fiscalização do Ministério do Trabalho

A TP tomou um enquadro do Ministério do Trabalho. Ao fim de mais uma audiência, realizada nesta terça, 28/03, a empresa saiu com uma derrota: vai ser fiscalizada pelo governo. Isso tudo por conta das medidas irregulares adotadas na Operação Rebel.

A empresa, com a cara de pau de sempre, tentou alegar que está tudo de acordo com a legislação. Mas ninguém caiu nessa. A mediadora do Ministério disse que a TP deveria apresentar soluções! E ainda disse que as mudanças realizadas na semana passada desrespeitaram o processo de mediação.   

Nós reafirmamos que os trabalhadores não concordam com a mudança de escala. Por isso, a mediadora decidiu que a empresa deverá ser fiscalizada. Ela ordenou que seja feito um levantamento para ver se a TP está cumprindo as cláusulas da Convenção Coletiva. 

Com isso, após a fiscalização a empresa poderá ser notificada para corrigir as distorções. Se não acertar o que está errado, pode levar multa por descumprimento da decisão.

Esta história vem de longe...

A TP mudou as escalas de forma abusivas e foi alvo de muita reclamação por parte dos trabalhadores. Desde então, reivindicamos constantemente a regularização das escalas. Queríamos o retorno do que era praticado, ou seja, o sistema 6 x 1 com folgas nos finais de semana.

Como a TP não resolvia, protocolamos o pedido de mediação na Gerência Regional do Trabalho em novembro de 2016. Nesse período de espera, tentamos por diversas vezes solucionar os problemas via negociação com a TP. Porém, as negociações não avançaram.

Estivemos reunidos com representantes da empresa em audiência realizada no dia 7 de março, na Gerência Regional do Trabalho, em São Paulo. Na audiência, a Teleperformance se fez de desentendida, mesmo com as frequentes cobranças que fizemos sobre esses problemas. 

Nessa última mediação, como não houve entendimento, ficou determinada a fiscalização na empresa.