Notícias

FILTRAR:

Convocadas assembleias na Claro; decisão será do trabalhador

O Sintetel levará para assembleia a proposta apresentada pela Claro para o Acordo Coletivo. É importante lembrar que essa proposta foi recusada pelo Sindicato durante as negociações. Mas a Claro não está mais disposta a dialogar. Sendo assim, não nos resta alternativa a não ser levar a decisão para o trabalhador. 

Todo o processo de negociação com a Claro para renovação do Acordo Coletivo foi muito complicado desde o início. A empresa apresentou uma das piores propostas entre todas as grandes operadoras e tornou o processo de negociação arrastado. 

Problema com VA/VR

Além dos índices de reajuste abaixo da inflação do período, existe um problema sério nessa proposta: a Claro fez constar uma diferenciação no VA/VR para os futuros contratados. Eles ganhariam menos do que os atuais empregados. Além de ilegal, essa proposta esconde uma perigosa brecha para demitir os atuais trabalhadores e trocar por uma mão de obra mais barata. 

Se a Claro não tivesse como intenção demitir os trabalhadores atuais para economizar, teria aceitado nossa sugestão de ao menos garantir estabilidade por um ano a todos. Não foi o que aconteceu. A empresa se manteve intransigente nessa questão. 

O que faremos?

Diante dessa intransigência da Claro, decidimos levar a proposta às assembleias para esclarecer como foi o processo e os problemas e precarizações contidos nela. Assim, os trabalhadores poderão tomar a decisão mais consciente. Em caso de aprovação, a empresa está ciente de que o Acordo só será assinado diante da mediação do Ministério Público do Trabalho. 

Entenda mais sobre o caso clicando aqui


Local e horário das assembleias

As assembleias acontecerão em 16 de dezembro no Estado de São Paulo. 

Confira alguns endereços: 

Capital, às 10h 
Rua Verbo Divino
Rua Flórida
Rua dos Ingleses 

Campinas
Prédio Claro - 10h
Prédio Embratel – 14h15

Trabalhador, agora você decide. Participe!