O Sintetel esteve na empresa em novembro e apurou as irregularidades denunciadas pelos trabalhadores
Depois de diversas irregularidades denunciadas pelos trabalhadores, o Sindicato cobrou explicações da Vogel. Tratamos de todos os problemas. A empresa ficou de avaliar e dar uma resposta. Tudo parecia que ia ser resolvido numa boa...até que a empresa mandou respostas que não convenceram!
A Vogel basicamente alega que está tudo bem. E aquilo que ela faz de errado diz que é “política interna” ou tenta transferir a culpa. Não está certo uma empresa séria agir assim.
Dê uma olhada nos tópicos denunciados e nas respostas da empresa:
● Trabalhadores demitidos em abril e maio não receberam verbas rescisórias: Diz a empresa que todas as verbas rescisórias foram devidamente quitadas. Se isso não for verdade, denuncie ao Sindicato!
● Homologação: a Vogel garantiu que todas foram realizadas no Sindicato para os colaboradores com mais de um ano de empresa.
● Salários diferentes para a mesma função na mesma área com mesmo tempo de “casa“: a empresa diz que faz parte da sua política interna. Mas, para o Sindicato, isto fere o princípio da isonomia e tem que ser corrigido.
● Proibição de uso de banheiros nos prédios POP´s, onde se encontra os sites: a empresa simplesmente diz que não existe estrutura que possibilite a utilização, pois estes locais são pura e simplesmente para alocação do equipamento. Ou seja, não quer encontrar uma solução para o problema.
● CIPA - falta de divulgação no período de inscrição para eleição: neste caso, a empresa diz que todos os períodos foram amplamente divulgados e as inscrições tiveram período de quinze dias. Entretanto, a CIPA deve sempre ser homologada pelo Sindicato, o que não ocorreu.
● Banco de Horas: a Vogel afirma ter interesse de negociar banco de horas. Mas, o Sindicato defende que a empresa pague hora extra. Mesmo assim, se for para ter banco de horas, ele deve ser negociado com o Sindicato. Caso contrário é ilegal e cabe fiscalização do Ministério do Trabalho.
● Trabalhador é obrigado a entrar mais cedo e não recebe hora extra: a empresa garantiu que não existe essa prática e que todos os funcionários fazem seu registro de forma correta, como previsto.
● Assédio Moral: a Vogel garante que não tem nenhum registro de Assédio Moral. A empresa ainda disse que realiza treinamentos de formação de liderança abordando vários temas, inclusive o mencionado.
● Falta de Negociação de PLR: A empresa diz que está aberta a começar as negociações para o programa 2017. Mas que este ano não será possível tratar da proposta para o PPR de 2016 porque ela foi reprovada.
O fato é que em 06 e 07/06/2016, a empresa apresentou ao Sindicato propostas para o pagamento do PPR/2016. De tão ruim que eram a direção do Sintetel recusou a proposta em mesa de negociação. Desde então, o Sindicato insiste em negociar o PPR/2016 e a empresa se fez de surda. Mas, vamos retomar essa discussão.
As respostas não convenceram! Queremos que na base do diálogo a empresa volte para a mesa de negociações.
Queremos respeito à Convenção, ao Sindicato e aos trabalhadores. Se isso não acontecer, tomaremos as medidas cabíveis, mesmo que isso inclua acionar a Justiça.
TRABALHADOR, DENUNCIE! Só assim poderemos saber o que ocorre e ir para cima da empresa! Ligue Sintetel: 3351-8899