Notícias

FILTRAR:

Lutar vale a pena: Pressionada, AlmaViva recua

*Atualizada em 06/12/2016 às 14h30

Sabe aquela paralisação que fizemos no site de Guarulhos na última semana? Pois bem, ela deu resultado! 

A empresa se sentiu pressionada e chamou o Sindicato para uma reunião.  E, deste encontro que ocorreu em 28 de novembro, trazemos boas notícias! Elas são o nobre resultado da união dos trabalhadores junto ao Sindicato!

COM A NOSSA LUTA, O QUE CONQUISTAMOS?

1º) Adeus, cobranças do VA! 
Conseguimos com que a empresa suspendesse o desconto do Vale Refeição. A partir da folha de dezembro, paga em janeiro, esse valor não será mais cobrado do trabalhador. 

2º) Bye-bye, escalas malucas!  
Aqueles que trabalham no regime de escala fixa, que faltarem nos feriados, não terão nenhuma punição, nem estes dias descontados.

Já os que atuam no regime de escala móvel, que forem avisados com antecedência e faltarem em feriado, terão este dia descontado. Mas, vale reforçar que a empresa deve informar o trabalhador sobre sua escala, pelo menos, DEZ dias antes. Esse prazo de divulgação também foi um dos compromissos assumidos pela AlmaViva nessa reunião. E vamos acompanhar se isso, de fato, será praticado.

Reforçamos para a empresa que os critérios adotados para elaborar as escalas não eram dos mais justos. Os representantes da AlmaViva assumiram o equívoco e garantiram que o percentual de trabalhadores escalados no feriado será melhor avaliado, de acordo com a necessidade da operação.

3º) Punições Canceladas  
Outro ponto importante negociado pelo Sintetel: o cancelamento das punições aplicadas em decorrência das escalas de feriado que não foram previamente divulgadas. A empresa fará um levantamento dos equívocos cometidos nos meses de outubro e novembro e garante que, até meados de dezembro, as punições erradas serão retiradas. 

4º) Plano Médico
Neste caso, houve mudanças em alguns aspectos. O trabalhador que optar por aderir ao Plano de Saúde pagará uma participação mensal, porém, com coparticipações mais baratas do que as cobradas antes da mudança. Além disso, agora o trabalhador pode incluir dependentes no Plano. 

5º) Treinamento decente 
Muitos trabalhadores se queixavam da ausência ou da insuficiência de treinamento antes de atuar nas operações. Reforçamos isso com a empresa, que se comprometeu a reavaliar esse modelo. Ela ainda garantiu que, a partir de 2017, trará mudanças positivas para esse problema.

Para não esquecer:
Não só o trabalhador contou com o Sindicato, como também o Sindicato contou com o trabalhador. Isso foi e sempre será determinante para conquistar aquilo que reivindicamos!