Notícias

FILTRAR:

Chega de palhaçada: Vivo enrola, ignora Pauta e oferece proposta ridícula

A maior operadora de telecom do Brasil veio para a segunda reunião de negociação para brincar. É muita cara de pau não respeitar a data-base, que é 1º de setembro, e sequer repor a inflação do período, que foi de 9,62%. 

A VIVO oferece 6% de reajuste sobre os pisos salariais a partir de fev/2017 e ZERO para todos os demais trabalhadores. 

Mais precarização vem aí

Enquanto no mundo inteiro discute-se a redução da jornada de trabalho, a VIVO vem na contramão e quer prejudicar a vida dos trabalhadores de campo. A empresa propõe alterar a jornada de 40 para 44 horas para que todos trabalhem aos sábados. Além disso, quer incluir banco de horas. 

Não há desculpa para a precarização! 

A empresa obteve excelente resultado em 2015 com lucro líquido de R$ 3,31 bilhões. No primeiro semestre de 2016, o desempenho foi extraordinário, com crescimento de 42,3% do lucro líquido, atingindo o montante de R$ 1,9 bilhão. Quem foi o responsável por esse excelente resultado? 

PDV disfarçado

A palhaçada não para por aí. Os negociadores da VIVO ainda propuseram um PDV maquiado de proposta para Acordo Coletivo. A VIVO propõe ZERO de reajuste e ainda quer incentivar o desemprego. Veja só: para quem for desligado até 31/08/2017 a empresa oferece uma indenização que varia de 30% a 90% do salário nominal.

Benefícios

Até nos benefícios a empresa não respeita nossa data-base. Como ocorreu no ano passado, novamente ela apresentou ZERO de reajuste para o VR do administrativo. Para os demais segmentos, reajustes abaixo da inflação e somente em janeiro de 2017.

• VR para lojas e atendimento – 6,43%
• VR para campo – 6,43% condicionado a mudança de jornada
• Cesta básica - 6,43% de reajuste para auxiliar e instalador e ZERO para técnico ADSL 
• Auxílio creche – 5,87%
• Auxílio creche especial – 6% 
• Aluguel de veículo, auxílio condutor e km – ZERO de reajuste e exclusão destas cláusulas do Acordo Coletivo. 
• BEFLEX – manter os mesmos benefícios e as mesmas condições

Esta proposta ridícula e absurda foi RECUSADA pela direção do Sintetel na mesa de negociação. Exigimos agilidade e uma proposta decente e condizente com a maior operadora de telecom que atua no mercado brasileiro.

Se a VIVO insistir com esse modelo de proposta indecente, vamos fazer uma grande mobilização e tomar todas as providências necessárias para garantir a dignidade dos trabalhadores em telecomunicações!

ATENÇÃO! Só teremos vitória nesse processo se você lutar junto com o Sindicato!