Notícias

FILTRAR:

Ação rápida! Sindicato reverte punições indevidas na AlmaViva

O Sintetel fez um movimento na porta da AlmaViva em protesto pelas diversas punições aplicadas indevidamente. O resultado foi imediato. Durante o protesto, em 15 de setembro, representantes da empresa se pronunciaram e assumiram o erro. 

Todas as punições aplicadas em decorrência da escala não divulgada para o feriado do dia 7 de setembro foram canceladas. Inclusive, as suspensões já cumpridas por alguns trabalhadores não serão descontadas na próxima folha de pagamento. 

Entenda o caso 
A AlmaViva aplicou advertência e suspensão a todos que não trabalharam no feriado de 7 de setembro. Porém, ela não agiu de acordo com a Convenção assinada entre Sindicato e empresa. Esse documento, que tem força de lei, diz: “As escalas de revezamento deverão ser divulgadas com pelo menos 10 dias de antecedência”.

Só que isso não aconteceu. A AlmaViva divulgou a escala com apenas um dia de antecedência. Não divulgar a escala só foi o primeiro equívoco da empresa. Não bastasse isso, ela puniu aqueles que não trabalharam no feriado. 

As punições poderiam ter péssimas consequências para os trabalhadores. As advertências dificultariam a participação em processos seletivos dentro da empresa. Já as suspensões, além do desconto dos dias suspensos, poderia acarretar na perda do Descanso Semanal Remunerado (DSR). Ou seja, na próxima folha de pagamento, a remuneração seria significativamente reduzida.

O Sindicato exigiu da empresa o cancelamento dessas represálias. E mais: sem nenhum desconto referente ao dia 7 de setembro. 

Sabemos que a AlmaViva também vem aplicando punições por motivos banais. Isso faz com que o trabalhador perca a sua RV. Isso também tem que acabar!

Plano Médico e VR/VA
Já acionamos a empresa sobre essas questões. Não queremos que mexam no plano médico e no VR/VA dos trabalhadores. A AlmaViva ficou de dar uma resposta e continuaremos cobrando a solução deste problema.