O Sintetel protestou em frente a diversos sites da Contax. Isso porque a empresa informou que a partir de setembro vai parcelar o VR dos atendentes em duas vezes. Ou seja, o valor que se recebia em única vez, agora será recebido em duas partes a cada 15 dias.
Além de informar o trabalhador sobre a intenção da empresa, os movimentos, que ocorreram nesta quarta-feira (10), foram para pressionar a empresa a voltar atrás na decisão.
A Contax anda dizendo que negociou esse parcelamento com o Sindicato. ISSO É MENTIRA! O Sindicato é contra o parcelamento e acredita que isso prejudicará a rotina dos trabalhadores.
Existe um documento chamado Convenção Coletiva de Trabalho que é assinado pelo Sindicato e pela empresa e que tem validade por um ano. Ou seja, qualquer mudança que a empresa pretenda fazer deve ser negociada com o Sintetel e aprovada pelos trabalhadores.
A Contax não pode simplesmente mudar as regras durante o jogo. Não depende somente dela.
O Sintetel não compactua com esta mudança e não aceita que a empresa rasgue a Convenção. A Contax assinou a Convenção e lá está escrito: “a empresa se obriga a manter as condições mais benéficas existentes”.
É consenso que, para o trabalhador, o mais benéfico é receber o valor do VR em uma só vez para que ele possa organizar os gastos como bem entender.
Começa pelos atendentes...
A Contax não perde a oportunidade de ganhar em cima dos trabalhadores. Por que dificultar a vida de tantos atendentes se esse valor terá que ser pago de qualquer forma?
Mas a retirada de direitos começa assim, aos poucos. Hoje é o vale refeição dos atendentes, daqui a pouco será o de todos.
“Se hoje aceitarmos essa mudança no VR, o que mais podemos esperar?” questiona Aurea Barrence, dirigente do Sintetel. “Se a empresa insistir nessa precarização, vamos nos unir e dar uma resposta!”
A empresa será chamada para uma reunião, quando o Sindicato ratificará sua posição: NÃO AO PARCELAMENTO DO VR.