A fonoaudióloga Silvia Helena de Rezende foi taxativa ao afirmar que as empresas são obrigadas a pensar no bem-estar do trabalhador. Durante evento sobre Saúde da Voz, na sede do Sintetel em 20 de junho, a profissional do Conselho Regional de Saúde do Trabalhador (CRST) deu diversas dicas aos delegados sindicais do teleatendimento. Ela destacou que esse segmento tem a voz como instrumento de trabalho e abordou as obrigações das empresas e dicas de saúde aos operadores.
Como as empresa nem sempre se preocupam com essa questão como deveriam, o Sindicato organizou a palestra para que os delegados sejam multiplicadores dessa mensagem na base. “As lições de hoje com certeza servirão para vocês no dia a dia”, disse Cristiane do Nascimento, vice-presidente do Sintetel, aos presentes.
Durante a apresentação, a fonoaudióloga explicou conceitos de linguagem e de voz e deu dicas sobre respiração adequada e técnicas que auxiliam a saúde vocal. Como exemplo, apresentou um trava língua e realizou exercícios de aquecimento das cordas vocais. Ela ainda deu dicas importantes sobre comportamentos que ajudam a manter o bem-estar vocal e outros que prejudicam a voz.
Dicas para cuidar da voz
- Beber água regularmente em temperatura ambiente;
- Manter alimentação equilibrada;
- Dormir bem;
- Ter boa postura corporal;
- Praticar atividades físicas regulares.
O que se deve evitar
- Falar demais e/ou com esforço;
- Falar muito após ingerir leite e derivados;
- Praticar exercícios físicos falando;
- Bebidas a base de cafeína, refrigerantes, frituras e alimentos pesados, gordurosos ou condimentados;
- Ambientes empoeirados e com ar condicionado;
- Mudanças bruscas de temperaturas;
- Fumar.
O que é o Conselho Regional de Saúde do Trabalhador?
O Conselho é um órgão da Prefeitura de São Paulo que realiza fiscalização e acolhe problemas de saúde do trabalho. Entre suas funções está o de estabelecer o elo entre a enfermidade e a função exercida profissionalmente, além de vistoriar empresas para assegurar o cumprimento da legislação de saúde.
No setor de teleatendimento, regem as obrigações da empresa não só a legislação comum como também o Anexo II da NR-17.
Desde 2004 o Conselho vistoria empresas do setor e pode aplicar punições como advertências ou multas até medidas mais extremas, como a interdição do local. Esse trabalho levou a uma melhoria no equipamento de ergonomia e proteção individual em boa parte do teleatendimento. “Atualmente temos poucos problemas com mobiliários”, afirmou Rafaela Carla de Toledo Solha, do Conselho Regional de Saúde do Trabalhador.
Entretanto, ela ressaltou os inúmeros casos de assédio moral e pressões por metas, comportamentos que podem levar o trabalhador a adoecer no médio prazo em função de estresses e também de depressão.
Por isso, casos de condições inadequadas de trabalho, seja no espaço físico ou no comportamento de supervisores e gerentes, devem ser denunciados ao Sindicato. “A única forma do poder público saber o que está acontecendo de errado nas empresas é pelas denúncias do trabalhador”, disse Rafaela Solha. A vice-presidente do Sintetel Cristiane do Nascimento reforçou o alerta: “nos mandem as denúncias que tentaremos resolver com as empresas e se não for possível acionaremos o Conselho Regional de Saúde do Trabalhador”, finalizou.
Veja alguns exercícios rápidos que podem ser feitos para auxiliar a voz
1) Emitir som de abelha (hummm) por +/- um minuto.
Ficar +/- 30 segundos em silêncio.
2)Contar até 10 e emitir continuamente o som trrrrrrrrrr por dez segundos. Repetir o procedimento por alguns poucos minutos.
3)Repetir um trava-língua:
CHOVE CHUVA CHATA.
O LEAL RAUL LOUVA LAURA.
A PRAÇA DE PRAGA É PLANA.
UM TIGRE, DOIS TIGRES, TRÊS TIGRES.