* O Sintetel comemora hoje uma data bastante representativa para a categoria. Apesar de poucos saberem, o dia 4 de julho não é marcado exclusivamente pela independência norte-americana. Para nós, brasileiros, é muito mais importante reconhecê-lo como Dia do Teleoperador.
Segundo dados a ABT (Associação Beneficente de Telesserviços), o Brasil possui atualmente cerca de 650 mil trabalhadores na área. Só no estado de São Paulo, o Sintetel representa quase 110 mil teleoperadores - em sua maioria mulheres e jovens em situação de primeiro emprego.
A data foi criada para contribuir e ampliar a discussão sobre as condições de trabalho desses profissionais. Demonstrando respeito a eles, o Sintetel instituiu oficialmente a data na maioria dos Acordos Coletivos firmados com empresas do segmento.
CONQUISTAS
A principal luta do Sindicato foi pela redução da jornada de trabalho das telefonistas para 36 horas semanais, benefício que posteriormente foi ampliado aos profissionais em teleatendimento. Vale destacar também a implantação do Anexo II da NR-17, que propõe melhorias nas condições de trabalho (numa tentativa de frear casos de doença ocupacional).
* Escrita por Amanda Santoro.