Notícias

FILTRAR:

“Devo, não pago; nego enquanto puder. Fui CLARO?”

Claro não cumpre compromisso de equalização do VR 

Na proposta de Acordo Coletivo 2014/2015, a Claro se comprometeu a rediscutir os valores de VR com objetivo de equalizar as diferenças existentes entre os estados. O compromisso era acertar tudo em abril passado. 

Vale lembrar que os trabalhadores de Campinas recebem um VR menor do que os da capital.

Após três meses e três reuniões de negociação, a empresa insiste em desdizer o que disse antes e só quer tratar desse assunto na data-base, em 1º de setembro. 

O Sintetel e a federação (Fenattel) repudiam a postura desrespeitosa da Claro para com seus trabalhadores. Com essa “esperteza”, eles amargam um prejuízo de até R$ 696,80. Se confirmada a enrolação, o prejuízo só aumentará até a data-base (1º de setembro).

Esse foi um compromisso assumido em assembleias com os trabalhadores em 2014 e exigimos que seja cumprido!


E A NEGOCIAÇÃO DO PPR/2015?
Diferentemente dos últimos anos, em 2015 a negociação do PPR entre empresa e sindicatos abrangerá também os trabalhadores da Embratel.

A primeira proposta apresentada pela empresa era confusa. Ela reproduzia, de forma piorada, os modelos negociados em anos anteriores. Mantinha a diferenciação entre os trabalhadores que vieram da Claro e da Embratel, ainda que a empresa hoje seja uma só e os seus empregados realizem atividades similares. 

A comissão de negociação exigiu um modelo único de PPR para todos os trabalhadores da Claro S/A: target uniforme, superior ao atualmente praticado, sem divisão dos trabalhadores por empresa ou por região.

Entendemos, ainda, que o fato da Claro hoje ser o resultado da fusão com a Embratel e com a NET, obviamente a proposta de PPR/2015 deve ser válida para os trabalhadores das três empresas. 

O Sintetel não tem dúvidas: não existe mais Claro, Embratel ou Net; todos agora são trabalhadores da CLARO S/A. Não admitimos qualquer diferenciação entre eles!

A direção da empresa se comprometeu em analisar a proposta da Comissão Nacional de Negociação, apresentar resultados do último semestre e metas para o PPR/2015. Haverá reunião em 28 e 29 de julho. 


CLARO AUMENTA O DESCONTO DO SEGURO SAÚDE
Não bastasse tudo isso, os trabalhadores oriundos da Claro estão amargando mais um prejuízo: a empresa resolveu aumentar, de forma arbitrária e na surdina, a mensalidade do seguro saúde em mais de 20%, sem qualquer aviso prévio. O Sindicato tratará esse assunto com a empresa.

Os trabalhadores da Claro S/A devem demonstrar toda sua indignação com a postura desrespeitosa da empresa. Este é o momento de mobilizar e acumular forças para a próxima campanha salarial, que promete ser das mais duras.