Durante muito tempo essa data era esperada e comemorada com júbilo por todas aquelas mulheres que trabalhavam como telefonista em todos os rincões brasileiros.
O dia 29 de junho não foi escolhido por acaso, hoje é dia de São Pedro e na Bíblia tem uma passagem onde Jesus entrega as chaves a São Pedro e diz: “Tudo que ligares na Terra será ligado no céu, e tudo que desligares na Terra será desligado no céu”. Com esta metáfora foi instituído o dia 29 de junho como Dia da Telefonista, porque essa era a função dessas bravas mulheres, elas colocavam em comunicação as pessoas de uma cidade a outra ou mesmo dentro das mesmas cidades, durante os primórdios das telecomunicações.
No Brasil nosso querido amigo Hélcio Manghezani (ex presidente do Sintetel e ex deputado federal) foi quem fez a solicitação à Câmara de Deputados para estabelecer este dia em tributo a estas profissionais das telecomunicações.
Telefonista receba nossas homenagens, porque foi este trabalho que deu a base para a indústria dos centros de chamadas (call centers) em todo o mundo. Sabemos da imensa luta travada durante algumas dezenas de anos. No presente momento em que a tecnologia tem avançado tanto e praticamente a função da telefonista foi extinta, devemos sempre lembrarmos dessas companheiras com muito carinho.