Notícias

FILTRAR:

Crise e papel dos trabalhadores marcam debate no último dia de Congresso da UGT

O último dia do 3º Congresso Nacional da UGT abordou o tema “Trabalho e a desigualdade: o futuro do emprego”. Os convidados para o debate foram a jornalista Eliane Catanhede e o historiador Marco Antonio Villa. Eles concordaram com o diagnóstico feito no dia anterior por participantes como a ex-ministra do Meio Ambiente Marina Silva: “o Brasil passa por uma crise que é sobretudo política”.

Para Catanhede, temos um momento de tensão política no qual passamos por reformas que não estão reformando nada. “Temos vários problemas e temos que ser críticos quanto a eles, mas confiemos em nosso País também”, afirmou a jornalista antes de explicar o aparente otimismo. “O momento da política brasileira no qual estamos é bacana porque as pessoas estão mais interessadas e participando mais”, disse ao sugerir que este é o caminho para as melhorias.

Villa falou principalmente sobre a participação do movimento sindical em um momento de crise como o atual. “O que o governo fez ao retirar direitos trabalhistas é um absurdo, precisamos resistir e nos mobilizar”, disse. Ele também destacou o papel do movimento sindical nesse processo: “precisamos agradecer todos os dias as lutas dos trabalhadores porque tudo que temos hoje em termos de direito foi produto dessa luta”, finalizou.

TAGS