Notícias

FILTRAR:

Mulheres exaltam a força do feminino em homenagem ao Dia Internacional da Mulher na capital

O Sintetel realizou mais uma celebração em homenagem ao Dia Internacional da Mulher, desta vez na capital paulista. O evento, que teve início às 9 da manhã, reuniu mais de mil mulheres no sábado, 21 de março, no Clube Esperia, Zona Norte da cidade. Com o tema “coragem, mulher e o feminino”, o Sindicato valorizou o gênero e suas conquistas. 

Logo no começo, um coral formado por funcionários do Sintetel se apresentou para dar as boas-vindas oficiais a todas as convidadas e contagiou pela qualidade e energia das performances. Na sequência, os dirigentes da entidade saudaram as presentes com palavras que lembraram o valor que o Sindicato dá às mulheres e as lutas que elas enfrentam no dia a dia. 

“Hoje também é dia de reflexão, porque ainda existem muitas diferenças entre os gêneros. A mulher ainda ganha 30% a menos que os homens e nós temos o direto de ganhar igual”, disse Cristiane do Nascimento, vice-presidente do Sintetel, que ainda lembrou o problema da violência contra a mulher.  

Almir Munhoz, presidente do Sintetel, lembrou que dentro do Sindicato não há diferenciação entre homens e mulheres, e que assim deve ser em toda a sociedade. Ele ainda lembrou que atualmente a categoria tem mais de 70% de mulheres. “Quem sabe um dia seremos comandados por elas no nosso setor, mas isso só vai acontecer com o envolvimento das mulheres na política e no Sindicato”, disse. 

Diversas mulheres marcaram a história do Sintetel ao longo desses mais de 70 anos de existência, entre elas, Odete Franco Cunha, que foi homenageada por meio de um vídeo com depoimentos de dirigentes do Sindicato agradecendo aos 61 anos de dedicação a entidade. Duas sobrinhas de Odete, que não pode estar presente por motivos de saúde, receberam em seu nome uma placa de agradecimento.

A palestra

Com muita empolgação, Leila Navarro deu início à palestra para mostrar às mulheres que elas estão no comando de suas próprias vidas, e que não dependem de ninguém. Com músicas, interações com a plateia e efeitos especiais, Navarro explicou como cabe apenas a cada mulher escolher ser feliz. “Tudo tem um lado positivo, basta que a gente queira enxergá-lo que nada em nossa vida será um problema”, disse. 

“A palestra deu uma levantada no meu dia e me incentivou a ser melhor e a ter mais determinação”, contou Euridenice Maria Trindade, aposentada da categoria. Antes do encerramento, diversos brindes foram sorteados como forma de parabenizar todas as mulheres pelas múltiplas conquistas ao longo da história. 

Durante todo o evento, diversos serviços foram oferecidos às mulheres. Desde massagens e auriculoterapia, espécie de acupuntura, até serviços de saúde como aferição de pressão e distribuição de remédios para asma, diabetes e hipertensão. 

Cenise Monteiro, secretária da mulher e organizadora do evento, estava radiante ao final. “Estou realizada, fechamos as homenagens com chave de ouro”, comemorou antes de lembrar a importância das mulheres para a categoria. “Elas sempre foram importantes para nós e para a população, desde as telefonistas do passado até os dias de hoje, também com as teleoperadoras e as demais trabalhadoras”, concluiu.