Quando uma pessoa busca se conhecer internamente, o caminho para concretizar seus sonhos tende a ficar mais fácil, já que há um maior entendimento sobre seus sentimentos e desejos. É isso que o 2º seminário “Conversa entre Mulheres”, promovido pela secretaria da Mulher do Sintetel, busca mostrar às representantes sindicais de todo o Estado de São Paulo.
De 5 a 7 de fevereiro, cerca de 70 representantes sindicais trabalharão o autoconhecimento. “No seminário do ano passado percebi que nós temos dificuldades de nos identificar como mulher, de nos conhecer internamente. Acredito que as sindicalistas sairão daqui mais confiantes e preparadas não só para o trabalho, mas para a vida”, afirma a secretária da Mulher, Cenise Monteiro.
A união entre as representantes sindicais é vista pela vice-presidente do Sintetel, Cristiane do Nascimento, como crucial na hora da luta. “Vocês precisam enxergar que todas são importantes e que unidas ficamos mais fortes do que já somos”.
O presidente do Sindicato, Almir Munhoz, abriu o seminário e lembrou que as trabalhadoras devem lutar pelos seus direitos, como, por exemplo, igualdade salarial.
No resto do dia, a psicóloga Ester Sanson comandou atividades lúdicas que estimularam as mulheres a se conhecerem e a confiarem mais em si mesmas. “Todos nós desejamos a mudança. Mas antes deve haver uma transformação interna”, explica a psicóloga.
“As atividades de hoje me mostraram que temos que enfrentar os desafios da vida mesmo sem saber se conseguiremos. O importante é confiar em si mesma e ir em frente”, diz Miriam Pardo, trabalhadora da Claro.