Os dirigentes do Sintetel se reuniram com os representantes da AlmaViva para resolver os problemas denunciados pelos trabalhadores durante paralisação realizada na última sexta-feira, 9 de janeiro, na porta do site Consolação. A reunião ocorreu na tarde desta terça-feira, 13 de janeiro.
A empresa comunicou que já aumentou o efetivo de manutenção dos aparelhos de ar condicionado e esclareceu que houve um problema, na semana passada, com o duto de ar. A situação já foi normalizada e, atualmente, os aparelhos quebrados estão sendo consertados ou substituídos por novos.
A AlmaViva assegurou que até 23 de janeiro a manutenção estará concluída e os problemas não acontecerão mais. O Sindicato, entretanto, reivindicou que durante esse período a pausa seja estendida em mais 40 minutos. Porém, a empresa alegou que não estão ocorrendo problemas que inviabilizem o trabalho neste momento e que não poderia conceder essa pausa extra.
Os dirigentes do Sintetel insistiram nesse ponto, preocupados com o bem-estar do trabalhador. A AlmaViva então se comprometeu a comunicar o Sintetel e liberar os operadores envolvidos caso haja qualquer problema com o ar condicionado que inviabilize a continuidade do trabalho.
Os representantes do Sindicato ainda fizeram questão de registrar que esse é um problema antigo e que, por isso, não irá mais admitir que isso ocorra. Por isso, após o término do prazo comunicado pela empresa, o Sintetel realizará uma vistoria no local e, caso constate problemas, irá tomar as medidas administrativas e legais cabíveis e mobilizará os trabalhadores.
A AlmaViva se comprometeu, também, a reestruturar a lanchonete e instalar ar condicionado no local. Enquanto isso não ocorre, aparelhos de ar portátil ficarão no espaço.
Por fim, a empresa assegurou que não existem mais problemas de falta de água, de papel higiênico, de copos descartáveis e de limpeza em geral. O Sintetel continuará fiscalizando a AlmaViva para garantir o cumprimento do que foi prometido.
Trabalhador, caso haja algum problema, denuncie ao Sindicato!