Mais uma vez os trabalhadores da Atento, site Belém, se uniram ao Sindicato para protestar contra as más condições de trabalho, principalmente no setor conhecido como “puxadinho”. A paralisação, ocorrida na tarde da última segunda-feira, 12 de janeiro, durou quatro horas.
As reclamações eram pelo mau funcionamento do ar condicionado, falta de copo plástico e de água gelada para beber. Essas denúncias já viraram rotina nesse site da Atento. O fato é que o Sintetel cobrava soluções e a empresa só enrolava.
No protesto de ontem, o Sindicato e os trabalhadores mostraram à Atento que não aceitarão mais essa realidade. Diante da pressão, copos plásticos começaram a surgir e a empresa garantiu que até a semana que vem vai apresentar uma solução definitiva para o problema do ar condicionado. Os trabalhadores terão acréscimo de 40 minutos em suas pausas até que o problema seja resolvido definitivamente (o que já começou a valer após o fim da paralisação).
Outra vitória é que os funcionários não terão o salário descontado pelas horas paradas. “Ficou nítido que a empresa só mexe os pauzinhos quando o trabalhador reivindica seus direitos e mostra sua força. Não podemos esquecer disso”, afirma o dirigente sindical Fábio Oliveira, que liderou a paralisação. Ajudaram na mobilização também os diretores sindicais Marcos Milanez, Paulo dos Santos e os ativistas Juruna e Gabriel.
O prazo para a Atento dar uma resposta é até 19 de janeiro. O Sindicato vai continuar pressionando e não aceitará mais enrolações.