Notícias

FILTRAR:

Aprovada Convenção Coletiva no setor de teleatendimento

Os trabalhadores em teleatendimento aprovaram, por maioria de votos, a proposta das empresas para a Convenção Coletiva (CCT) 2015. As assembleias aconteceram de 8 a 17 de dezembro de 2014 em todo o Estado de São Paulo.

A categoria teve reajuste salarial de 6,23%, ou seja, os reajustes zeram a inflação do período. O VR para carga horária de 7h12 e 180 horas teve reajuste acima da inflação. Para a mesma jornada de trabalho nas empresas que pagam valores superiores ao estipulado na CCT, ficou garantido o INPC, assim como para as demais jornadas. 

Uma importante conquista para a categoria foi o reconhecimento das relações homoafetivas. Ou seja, os benefícios estipulados na CCT que atingem os maridos e esposas dos trabalhadores, como por exemplo o Plano Médico, também serão extensivos aos casais homoafetivos.

Além disso, a nova Convenção garante uma política mais rigorosa de prevenção e coibição às ocorrências de assédio moral e sexual. O trabalhador assediado poderá fazer a denúncia diretamente para a empresa, para o Sindicato ou de forma anônima. Após a formalização da denúncia, as empresas se comprometem a averiguar a ocorrência em até 15 dias e se, caso seja confirmado o caso de assédio moral ou sexual, prestarão total apoio ao assediado e tomarão as medidas legais cabíveis.  

As empresas que efetuam pagamento de Remuneração Variável se comprometem a comunicar os trabalhadores qualquer alteração nos critérios com antecedência mínima de dez dias da data que passará a vigorar, garantido que no período de apuração/mês corrente não ocorrerá alteração da regra, devendo ainda, respeitara legislação trabalhista. 

A Convenção Coletiva da categoria abrange milhares de trabalhadores pertencentes a diversas empresas, entre as quais se incluem Atento, Tivit, Contax, Teleperformance, BrasilCenter e AlmaViva.

O Sintetel manterá o trabalhador informado. A próxima edição do jornal impresso Linha Direta trará a cobertura completa das assembleias.


Matéria atualizada em 21/01/2015 às 16:27