Notícias

FILTRAR:

Dica Cultural: confira eventos gratuitos em ruas, parques e museus de São Paulo

Nas próximas semanas, as ruas da cidade de São Paulo abrigarão dezenas de eventos promovidos por festivais, como a Semana Ticket, o estadual Cultura Livre SP e o municipal Centro Aberto. A ideia é sair de casa, transar cultura e, acima de tudo, interagir com a cidade.

Destacamos a seguir alguns eventos gratuitos na semana e até o resto do ano. São atrações como "O Circo", de Charles Chaplin, que será projetado na fachada do Auditório Ibirapuera.

Banho de Leitura
Trata-se de um dos formatos do projeto Ocupação Literária, que se instala em espaços públicos para emprestar livros aos interessados. Uma banheira improvisada com paletes e almofadas fica à disposição das pessoas, que são convidadas a tomar um "banho de leitura".
LOCAL: Lgo. Paissandú, s/nº, República, região central, s/tel. Banho de Leitura, sáb.: 10h às 14h. Livre. Grátis.

O Circo
Trata-se de uma sessão especial promovida pela 38ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo em comemoração aos cem anos de Carlitos, o mais famoso personagem do ator e diretor inglês Charles Chaplin (1889-1977). Sua primeira aparição foi no curta "Corridas de Automóveis para Meninos" (1914), que também será exibido. Na trama de "O Circo", Carlitos é perseguido pela polícia e vai parar em um circo. Ao entrar no picadeiro, suas sérias tentativas de fuga agradam ao público e ao dono do local. Durante as projeções, caberá à Orquestra Experimental de Repertório, corpo artístico da Fundação Theatro Municipal, acrescer trilhas sonoras aos filmes -inclusive ao primeiro, originalmente mudo. 
LOCAL: Auditório Ibirapuera Oscar Niemeyer - área externa - av. Pedro Álvares Cabral, s/nº, portões 2 e 3, parque Ibirapuera, tel. 3629-1075. O Circo, sáb. : 20h. Livre. Estac. (sistema Zona Azul - portão 3). Grátis.

Karaokê na Praça e Mostraí
Bastam um microfone, um computador e caixas de som para garantir a diversão do público, que solta o gogó em músicas nacionais e internacionais. A inspiração é o karaokê de Mauer Park, em Berlim (Alemanha). Depois da cantoria, o público no largo São Francisco se acomoda para uma sessão de cinema na tela improvisada. Na quinta (6), porém, o evento terá apenas o karaokê. Em 13/11, o programa lembrará os direitos humanos com o filme "Cidade Cinza". Já em 20/11, no encerramento, uma edição especial integrará a festa Baianada, sessão de cinema com o filme "Triunfo" e, ao final, show do músico Guizado.
LOCAL: Largo São Francisco - Sé, região central, s/tel. Karaokê na Praça, qui.: 18h às 22h. Livre. Grátis.

Piquenique do Movimento Boa Praça
O Movimento Boa Praça faz piqueniques mensais para fomentar melhorias em praças por meio de mutirões de plantio, catação de lixo e reparos. Os encontros também têm atividades recreativas. Neste mês, o grupo se reúne na praça Amadeu Decome, na Lapa, para discutir quais melhorias podem ser feitas ali. O piquenique é comunitário; não deixe de levar sua colaboração.
LOCAL: Pça. Amadeu Decome - esquina da av. Cerro Corá com r. Sepetiba, s/nº, Lapa, s/tel. Dom.: das 10h às 14h. Livre. Grátis.

Verde Dentro
A ação dos coletivos artísticos Calefação Tropicaos e Venga, Venga surge com a proposta de estimular o público a contemplar a natureza urbana e a refletir sobre os espaços verdes dentro da cidade em uma tarde com programação baseada em intervenções artísticas e atrações musicais. A ideia é aproveitar um imóvel que está situado no meio da praça para construir um ponto de encontro para o público.
LOCAL: Pça. Waldir Azevedo, s/nº, Alto de Pinheiros, região oeste, s/tel. Dom.: das 14h às 22h. Livre. Grátis.

Masp de graça
De terça (4) a 16/11, o museu abre a visitações gratuitas as seis mostras em cartaz, como parte da 8ª Semana Ticket. O destaque é "LA NIL - Pinturas 1988-2014", com obras de Julian Schnabel. Conhecido como diretor de filmes como "O Escafandro e a Borboleta", ele é um nome forte do neo-expressionismo. É revisto em 25 pinturas produzidas desde 1988, além de filmes e dois retratos.
Boa chance para conhecer mostras como "O Triunfo do Detalhe (E Depois, Nada)" e "Passagens por Paris".

Divertistórias
O ator Henrique Sitchin, da Cia. Truks, comanda a contação de histórias no Museu da Casa Brasileira. Na atividade, Sitchin brinca com a forma tradicional da narrativa oral e convida o público a participar de um rico jogo de dramatização.
LOCAL: Museu da Casa Brasileira - av. Brig. Faria Lima, 2.705, Jardim Paulistano, região oeste, tel. 3032-3727. Divertistórias - Contação de Histórias com a Cia. Truks, 40 min., 200 lugares, dom.: 15h. Livre. Valet (R$ 12 a R$ 20). Grátis.

Para saber sobre outros eventos e atrações, clique aqui. 

TAGS