No aniversário de 23 anos da Lei de Cotas, que visa a inclusão de pessoas com deficiência no mercado de trabalho, o programa Ponto de Encontro traz um cenário de seus resultados.
A Lei exige que as empresas com mais de 100 funcionários destinem uma porcentagem de vagas para pessoas com deficiência. O desrespeito pode gerar multas às empresas. Mesmo assim, devido à falta de fiscalização, o número de deficientes inseridos no mercado de trabalho ainda está aquém do necessário.
No estúdio, o Coordenador do Espaço Cidadania, Carlos Clemente, explica o trabalho que desenvolve por meio da compreensão das potencialidades de pessoas com deficiência para incluí-las nas empresas da cidade de Osasco.
Por meio do trabalho do sindicalista, a cidade atualmente já ultrapassa os 90% de cumprimento da Lei de Cotas nas empresas metalúrgicas, enquanto a média brasileira está em 20%.
Além de desmistificar algumas mentiras usadas como desculpas pelas empresas para não contratar deficientes, o entrevistado também diferencia a ideia de inserção e inclusão.
No Qual é dúvida?, Ana Lúcia Ribeiro, trabalhadora da Vivo/Telefônica, compartilha seus desafios dentro da empresa como portadora de deficiência.
Uma exposição que visa reviver a infância de diversas gerações é a atração do Se liga na Dica!
Clique aqui e assista ao programa