No último programa Ponto de Encontro, o assessor sindical João Guilherme Vargas Netto apresentou três pontos que, segundo ele, dificultam a conscientização da classe trabalhadora sobre o papel do movimento sindical.
A equipe de reportagem foi às ruas e falou com diversos trabalhadores para descobrir o que sabiam sobre a constante luta dos sindicatos e das centrais. O que se viu foi que a grande maioria não tinha conhecimento de nenhuma das bandeiras de reivindicações.
No estúdio, o assessor sindical explicou que entre as principais causas desse desconhecimento, que resulta na baixa participação da população no movimento, estão a repressão por parte dos patrões e a rotatividade da mão de obra. “No Brasil, metade das pessoas troca de emprego durante o ano. Isso cria dificuldades para fidelizá- las”.
Além disso, com relação a outro obstáculo, Vargas Netto foi enfático: existe um histórico bloqueio midiático. “A grande imprensa ou não fala sobre o movimento sindical ou fala mal”.
No quadro Se liga na Dica!, o Sintetel separou programas culturais gratuitos que acontecem no estado de São Paulo.
Almir Munhoz, presidente do Sintetel, esclarece para o trabalhador o que é data-base no Qual é a dúvida?.
Clique aqui e assista ao programa
A TV
Nos diversos programas, são abordados temas relevantes para todos trabalhadores, em especial os de telecomunicações. Inclusive, são divulgadas informações úteis sobre o universo do trabalho, com abertura para debates e análises sobre o panorama nas operadoras, prestadoras e no teleatendimento.
O internauta confere as principais dicas de cultura e lazer em São Paulo e ainda pode participar do programa e esclarecer alguma dúvida.
Todas as quartas-feiras, às 22 horas, o programa é exibido pelo site da www.tvgeracaoz.com.br e, já na sexta-feira, esse mesmo programa fica disponível no site sintetel.org
O projeto é uma parceria entre o Sindicato dos Telefônicos de São Paulo, TV Geração Z e TV UOL.