Notícias

FILTRAR:

Ponto de Encontro fala sobre dificuldade das centrais sindicais em dialogar com o governo

Os temas dos últimos dois programas Ponto de Encontro foram a 8ª Marcha dos Trabalhadores e o Dia do Trabalhador. Ambos abordaram as dificuldades de diálogo com o Governo Federal e a luta para colocar a Pauta Trabalhista na agenda política brasileira.

Sobre a 8ª Marcha, a equipe de reportagem acompanhou a manifestação organizada pelas centrais sindicais em abril. O entrevistado foi o presidente da Força Sindical, Miguel Torres. Ele relembrou o momento em que as centrais compuseram uma pauta unitária e entregaram aos candidatos à presidência da República em 2010. “Na época, a então candidata Dilma Rousseff prometeu que daria atenção a dois pontos importantes: a redução da jornada de trabalho e o fator previdenciário. Mas, como sabemos, isso não aconteceu”, contou Miguel Torres.  

Já no programa sobre o Dia do Trabalhador, o Secretário Geral da Força Sindical, João Carlos Gonçalves – Juruna, explica que as promessas feitas pela presidenta não foram executadas porque no congresso nacional a base governamental ainda é essencialmente conservadora. “A maioria dos políticos é comprometida com grandes empresários e banqueiros, o que dificulta as decisões de interesse dos trabalhadores. A culpa também é de quem vota. Por isso, em todas as eleições, é sempre importante estarmos atentos aos candidatos aos cargos do legislativo [deputados, vereadores e senadores]”, explicou o secretário. 

Juruna também comentou a importância de eventos que dão a oportunidade do trabalhador estar próximo aos candidatos à presidência, como o 1º de Maio da Força Sindical. “É nessa hora que é possível conhecer as propostas, longe de discursos ensaiados e diante do ‘calor’ de milhares de pessoas. Diferentemente dos debates da TV”. 

No Qual é a dúvida? do programa sobre a 8ª da Marcha dos Trabalhadores, Almir Munhoz, presidente do Sintetel, explica a diferença entre Acordo, Convenção e Dissídio Coletivo. Já no programa sobre o Dia do Trabalhador, políticos defendem a regulamentação da profissão de teleoperador. 

Em ambos, no quadro Se liga na Dica!, o Sintetel separou programas culturais gratuitos que acontecem no estado de São Paulo. 

Clique aqui e assista ao programa 8ª da Marcha dos Trabalhadores

Clique aqui e assista ao programa Dia do Trabalhador 2014

A TV
Nos diversos programas, serão abordados temas relevantes para os trabalhadores em telecomunicações. Inclusive, serão divulgadas informações úteis sobre o universo do trabalho, com abertura para debates e análises sobre o panorama nas operadoras, prestadoras e no teleatendimento.

Além disso, o internauta confere as principais dicas de cultura e lazer em São Paulo e ainda pode participar do programa e esclarecer alguma dúvida.

Todas as quartas-feiras, às 22 horas,  o programa é exibido pelo site da TV Geração Z e, já na sexta-feira, esse mesmo programa fica disponível aqui no site do Sintetel.
 
O projeto é uma parceria com a TV Geração Z e com a TV UOL.


TAGS