Notícias

FILTRAR:

Especial 50 anos do golpe: Ponto de Encontro relembra a luta pelo fim da ditadura militar

Em edição especial, o Ponto de Encontro relembrou momentos da ditadura no Brasil após 29 anos do fim do regime militar. Além disso, as lutas e dificuldades encontradas pelo movimento sindical no período até a redemocratização do País também foram abordados. 

Neste programa, o bate-papo foi com o jornalista e escritor Audálio Dantas, presidente do Sindicato dos Jornalistas de São Paulo na época da ditadura. “O regime militar significou um estancamento no significativo processo de desenvolvimento que o País estava começando no início dos 60”, contou Dantas, que teve importante papel para a redemocratização do país.

Em 1975, Dantas assumiu a presidência do sindicato de sua categoria que, naquele mesmo ano, denunciou as omissões no caso da morte do jornalista Vladimir Herzog, sem temer pelas repercussões. O que engrenou uma série de manifestações em busca da democracia. 

O jornalista explica as mudanças na atuação dos sindicatos na época. “Nossas reuniões eram vigiadas, não podíamos mais negociar os reajustes. Até as lideranças das entidades eram impostas pelo governo”. 

Já no Se liga na Dica!, uma reportagem especial apresenta o “Memorial da Resistência”. Localizado no centro paulistano – antigo Deop’s (Departamento Estadual de Ordem Política e Social de São Paulo) –, o lugar é dedicado à preservação das memórias da resistência e da repressão políticas do Brasil republicano (1889 à atualidade). A entrada é gratuita. 

No quadro Qual é a dúvida?, o presidente do Sintetel, Almir Munhoz, esclarece o que é feito com a contribuição sindical, descontada por lei todo mês de março dos trabalhadores. 

CLIQUE AQUI E ASSISTA AO PROGRAMA.

A TV
Nos diversos programas, serão abordados temas relevantes para os trabalhadores em telecomunicações. Inclusive, serão divulgadas informações úteis sobre o universo do trabalho, com abertura para debates e análises sobre o panorama nas operadoras, prestadoras e no teleatendimento.

Além disso, o internauta confere as principais dicas de cultura e lazer em São Paulo e ainda pode participar do programa e esclarecer alguma dúvida.
Todas as semanas, às quartas-feiras, um novo programa é exibido de forma inédita, às 22 horas, pelo site da TV Geração Z e, já na sexta-feira, esse mesmo programa fica disponível aqui no site do Sintetel.

 O projeto é uma parceria com a TV Geração Z e com a TV UOL.

TAGS