Notícias

FILTRAR:

Sintetel homenageia as mães sindicalistas com palestra e atividades sobre saúde

“Mãe...o que seria de mim sem os seus cuidados” e “...é seu o mérito do sucesso que se diz meu”. Com essas mensagens e muitas outras espalhadas pelas paredes do Sindicato, cerca de 30 delegadas e dirigentes sindicais, que são mães, participaram do “Dia das mamães do Sintetel”, realizada quarta-feira, 7 de maio.

O evento teve palestra de conscientização, organizada pela Secretaria da Mulher da entidade. O objetivo foi presentear as mães com momentos de reflexão. “Hoje é muito difícil a trabalhadora ter tempo para relaxar e se cuidar de maneira correta. Sabendo disso, o evento veio até elas trazer dicas de exercícios físicos que podem ser praticados em casa, auxiliando assim no bem-estar”, explica a organizadora do evento e diretora da secretaria da mulher, Cenise Monteiro.

A vice-presidente do Sindicato, Cristiane do Nascimento, falou sobre as reivindicações que a entidade busca para as mães. “Sabemos que por cuidarem dos filhos e trabalharem, vocês passam por diversas dificuldades, como não ter lugar para deixar a criança e faltarem nas reuniões escolares. Já negociamos bastante e hoje tem empresa que oferece auxílio creche até sete anos e em outras buscamos conquistar o mesmo período”.

Para falar dos cuidados com a saúde, o convidado do evento foi o personal traine e professor de educação física, Zózimo Chelini. “A nossa saúde é muito importante. Sono, alimentação, tudo influencia”. Além disso, o personal enfatizou que para cuidar da saúde, os hábitos precisam ser mudados, como fazer exames periódicos, dormir bem, se alimentar de três em três horas e movimentar o corpo. “Praticar exercícios previne infarto, derrame, hipertensão, entre muitas outras coisas”, ressaltou Zózimo.

Além de se preocupar em ajudar seus colegas de trabalho, a delegada sindical Andrea de Paula é divorciada de um marido violento e, sozinha, cuida de dois filhos. O mais novo foi recentemente diagnosticado com esquizofrenia. “Apesar de todos os problemas, procuro sempre me fazer presente e levar as questões do Sindicato para base. Aplicarei tudo que aprendi aqui em meu dia a dia e repassarei para as minhas colegas de trabalho”, contou. 

Já a delegada Miriam Pardo, mãe de dois filhos e avó de um neto, revelou que tirou foto dos exercícios para imprimi-los e colá-los na parede. “É importante cuidarmos da saúde. Se você está com a autoestima alta, você produz melhor, você fica bem consigo mesma”.