Há 72 anos, em 15 de abril de 1942, nascia o Sintetel.
A Associação Profissional dos Trabalhadores em Empresas Telefônicas do Estado de São Paulo foi transformada em Sindicato na assembleia geral realizada em 19 de março de 1941, mas foi oficializado em 15 de abril de 1942.
O reconhecimento foi demorado por já existir o Sindicato de Comunicações de São Paulo. “O Sintetel foi criado como uma forma de defesa da categoria. Mas antes era necessária a fundação de uma Associação e foi o que fizemos”, contou o primeiro presidente do Sintetel, Mário Mello Gonçalves, em entrevista concedida ao jornal do Sindicato em abril de 1992.
De lá para cá, o Sintetel cresceu e se tornou o maior Sindicato em Telecomunicações das Américas. “Hoje representamos mais de 250 mil trabalhadores em todo o Estado de São Paulo, colecionando históricas conquistas como 30 dias de férias quando todos os trabalhadores tinham apenas 20 dias e o Abono de Natal quando não existia o 13º salário”, relembra Almir Munhoz, atual presidente do Sintetel.
Parabéns a toda a categoria que, há mais de sete décadas, ajuda a construir essa grande história de um dos mais importantes sindicatos do Brasil.