BRASÍLIA - A Delegação da Fenattel – Federação Nacional dos Trabalhadores em Telecomunicações -, representada pela Diretoria Executiva, entregou oficialmente as 132.839 assinaturas em prol da regulamentação da profissão de teleoperador. A delegação foi recebida pessoalmente pelo Presidente da Câmara dos Deputados, Deputado Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN).
O ato foi acompanhado pelos Deputados Jorge Bittar (PT-RJ), autor do Projeto de Lei 2673/2007 que regulamenta a profissão do teleoperador, e pelo Deputado Afonso Florence (PT-BA), novo relator da CDEIC (Comissão de Desenvolvimento Econômico, Indústria e Comércio), na qual o projeto esteve parado desde 2009.
O projeto já foi aprovado na Comissão de Trabalho, quando o deputado Vicentinho (PT-SP) era o relator daquela comissão.
A Fenattel formalizou a entrega com um documento político que alerta para a precarização e graves consequências sociais da não regulamentação da profissão até o momento. Já o Presidente da Câmara destacou que empresas corretas não devem se opor a isso.
O deputado Henrique Eduardo Alves elogiou ainda a capacidade da federação de congregar sindicatos da CUT, Força e UGT. "Um exemplo a ser seguido", na avaliação dele.
Para o presidente da Fenattel e do Sintetel, Almir Munhoz, a federação deu um passo importante para cumprir uma resolução do IV Congresso. Ele destacou os sindicatos que cumpriram com firmeza seu papel na campanha pela regulamentação porque foi uma grande iniciativa que gerou as mais de 130 mil assinaturas.
Os Sindicatos da BA, SP e RN foram os que coletaram maior número de apoios.