Notícias

FILTRAR:

Homenagem às mulheres contou com mais de mil pessoas em Bauru

“Mulher, modelo de amor, força e superação”. Este foi o lema que guiou o evento em homenagem ao Dia Internacional da Mulher para as regiões de Bauru, Ribeirão Preto e São José do Rio Preto.

O Espaço Sagae, em Bauru, foi o palco das homenagens ocorridas no sábado, 22 de março, que reuniu mais de mil mulheres trabalhadoras de diversas cidades como Bauru, Araraquara, Araçatuba, Jaú, Ribeirão Preto, São José do Rio Preto, entre outras.

Após a exibição de um vídeo institucional destacando a luta das mulheres pelo direito e pela participação na sociedade, foi composta a mesa solene na qual todos componentes fizeram o uso da palavra para uma breve saudação. “Este evento nos dá trabalho, mas também nos deixa tranquilos, pois a presença de vocês é garantida”, disse Jorge Luiz Xavier, diretor regional de Bauru e anfitrião do evento.

Para o diretor Financeiro do Sindicato, José Carlos Guicho, o dia das mulheres deveria ser todos os dias. “Nossa categoria sempre foi predominantemente de mulheres a começar no passado pelas telefonistas e hoje no teleatendimento. O Sintetel esteve na vanguarda ao abrir as portas para as mulheres e para os jovens”, discursa.

Também discursaram o deputado estadual Pedro Tobias e o vereador Roberval Sakai, que parabenizaram a iniciativa do Sintetel pela homenagem. O presidente da Confederação dos Trabalhadores em Comunicação e Publicidade, Gilberto Dourado, pregou o respeito às mulheres na sociedade e reafirmou que a Contcop prioriza a participação do sexo feminino em sua diretoria.

Cenise Monteiro, secretária da Mulher do Sintetel, foi homenageada, assim como todas as mulheres do Sindicato, pelos excelentes serviços prestados à entidade.

Mulheres contam sua experiência de vida
A exemplo do evento ocorrido na capital, o Sindicato também preparou um bate-papo entre três mulheres trabalhadoras. A dinâmica teve a mediação da jornalista Luciana Meira, apresentadora do programa Gente que Acontece, que vai ao ar diariamente pela NET Bauru. Foram entrevistadas a empreendedora Nair Santos, a cabista Gorete Martins e a caminhoneira Gislaine Soares.

Gorete Martins, 55 anos, trabalha há 22 anos como cabista. Funcionária da Tel, trabalha junto com seu marido, com quem é casada há 35 anos e têm cinco filhos e nove netos. “No começo foi difícil, pois ninguém aceitava uma mulher como cabista”, conta.

Gislaine Soares, 31 anos, é casada e tem um filho de oito anos. Trabalha na Braspress, empresa de transporte na qual dirige um caminhão de 10 metros e roda, em média, 350 quilômetros por dia. “Agora eu me preparo para tirar a licença para dirigir carretas de 20 metros. Eu exerço minha liderança sem arrogância”, completa.

Nair Santos é empreendedora no ramo do comércio de joias. “Fiz um curso de empreendedorismo no Senac e hoje tenho três lojas. Mudei meus valores e conceitos para me adaptar. Sejam tranquilas, queiram mudar e fatalmente a mudança virá. Sejam mulheres maravilhosas”, destaca.

Após o bate-papo, o Sindicato realizou o tradicional sorteio de brindes. A analista de departamento de pessoal da Tel, Fabiana Vieira, foi a ganhadora da TV de 42 polegadas. “Agora a Copa do Mudo vai ter outro sabor”, comemora.

Para encerrar o evento, foi servido um almoço de confraternização ao som da banda 12 Cordas, que alegrou a tarde dos participantes.