Notícias

FILTRAR:

Evento do Sintetel promove reflexão sobre o papel da mulher na sociedade

O segundo dia do seminário “Conversa entre mulheres”, promovido pelo Sintetel nesta sexta, foi marcado pela reflexão sobre o papel das mulheres na sociedade. Isso foi possível por meio do trabalho comandado pela terapeuta corporal e mestre em educação, Cenir Montanher, com as sindicalistas.

“No decorrer da vida, a mulher aprendeu a não expor suas opiniões e suas ideias. Por isso, hoje sentimos dificuldades”, explicou Montanher, que promoveu uma atividade para permitir a reflexão e explorar a comunicação das participantes. 

As atividades realizadas por Montanher são baseadas no “Sistema Rio Aberto” que, por meio do trabalho sinestésico, desenvolve a consciência sobre os limites e as possibilidades das mulheres. “Quando a mulher se entende e se valoriza, ela está pronta para absorver uma consciência e se preocupar com o coletivo”, contou a mestre em educação. 

As participantes ainda foram separadas em grupos nos quais expuseram suas trajetórias pessoais e trocaram experiências. A conclusão foi unânime: todas foram marcadas por dificuldades e superações. Dentro desse contexto, Cenir Montanher enfatizou a capacidade natural da mulher de se adaptar às mudanças. ”Hoje a mulher é mãe, esposa e trabalhadora e damos conta de tudo”, completa Claudia Marques, delegada sindical. 

No último dia do Seminário, em 1º de fevereiro, a vice-presidente do Sintetel Cristiane do Nascimento e a técnica do Dieese Renata Filgueiras esclarecerão o significado das Cláusulas de Gênero e como negociá-las com os patrões.