Notícias

FILTRAR:

Problemas persistem e negociação com a Contax continua

O Sintetel irá se reunir com a Contax em 14 de janeiro, próxima terça-feria, para discutir problemas específicos da empresa. É por esse motivo que não houve assembleias para avaliação da proposta de Convenção Coletiva no final do ano passado, já que haviam pendências a serem resolvidas. 

Já no dia seguinte, em 15 de janeiro, terão início as assembleias, que acontecerão nos locais de trabalho. Veja abaixo as pendências:

• PPR

• Remuneração Variável – há reclamações por parte dos trabalhadores em relação à demora de até 60 dias no pagamento. No DSR, a remuneração é paga a menor. A metodologia não é transparente, portanto, o trabalhador fica refém do líder. Além de a metodologia ser alterada a todo instante sem comunicação prévia.

• VR - Os trabalhadores em período de experiência recebem VR que só pode ser usado na lanchonete e, no período inicial, recebem apenas a metade do valor. Na opinião da Contax, quem entra não tem fome. O Sindicato também recebeu denúncias de trabalhadores que sofreram com pagamentos a menor.

• Plano Médico – falta transparência na coparticipação. Não se sabe o valor de consultas, exames e os limites de cobertura. Além disso, existem trabalhadores que estão sujeitos a pagamento duplo (mensalidade mais coparticipação).

• Atestado médico/ambulatório médico - o ambulatório não abre aos finais de semana e à noite. Por isso, atestados não podem ser entregues e os trabalhadores ultrapassam o limite de horas. Soma-se a isso a falta de profissionais no ambulatório. De segunda a sexta, o expediente é até às 17h30. Outro problema é que as funcionárias novas não têm direito à cobertura obstetrícia no Plano Médico durante um ano. Por fim, o responsável pelo INSS no ambulatório não tem dia e horário certo para atendimento. 

• Sistema de ponto T-Clock – o trabalhador fica refém de uma PA para poder logar e bater o ponto de entrada. Assim, ele é prejudicado pelos critérios de controle da empresa sobre a jornada de trabalho.

• RH - funciona somente três dias na semana com senhas de atendimento limitadas. 

• Faltam copos descartáveis na operação.

O Sintetel pede a todos os trabalhadores da Contax que informem ao Sindicato, antes da data da reunião, caso existam outros problemas que não constam nesta notícia.