Notícias

FILTRAR:

Após protesto, Icomon volta atrás e trabalhadores permanecem com escala 5x2

Organizados pelo Sindicato, trabalhadores da empresa Icomom se reuniram na Praça Francisco Peruchi, em Santo André, para protestar contra a mudança da jornada de trabalho, anunciada pela empresa.  Após o protesto, a Icomon recuou na decisão e disse que a escala 5x2 permanecerá. 

De acordo com trabalhadores, a empresa queria que 1.200 trabalhadores (atuantes no Grande ABC e no Alto Tietê) passassem a trabalhar em escala 6x1 (seis dias trabalhados para um de folga). 

A princípio, Icomon pretendia implantar a nova jornada para quem trabalha no LPCD (Linha Privada de Comutação de Dados). “Trabalharemos mais para ganhar a mesma coisa”, afirma um dos trabalhadores, que preferiu não se identificar.

O diretor regional do Sintetel, Mauro Cava de Britto, afirmou que o Sindicato dará todo o suporte aos funcionários. “É nosso dever ouvir esses trabalhadores e sempre tentar um acordo amigável entre as partes. Essa reunião de hoje é mais um ato de conscientização, afinal, a Icomon presta serviços à Vivo há mais de dez anos.”

Se a jornada mudasse, a carga horária extra dos trabalhadores seria menor. Hoje, eles recebem, no mínimo, 56 horas extras no mês. Se a escala passasse para 6x1, o volume do extra cairia para 52 horas, aproximadamente. “Queremos trabalhar numa boa, como sempre. Nosso objetivo é apenas ter condições melhores, e não piores”, disse outro trabalhador.

Além de voltar atrás na decisão, ela garantiu que não haverá retaliação dos trabalhadores que participaram do movimento.