Notícias

FILTRAR:

Embratel continua negando aumento real

Tudo na mesma. Esta pode ser a síntese da negociação para o Acordo Coletivo 2013/14 realizada com a Embratel, em 12/11.

A empresa teve a cara dura de manter a mesma proposta irrisória de aplicar 5,58% de INPC para os benefícios e salários de até R$ 7.000.  De novo, nada de novo!

A data-base para o Acordo está vencida desde 1º de novembro. A empresa segue dando desculpas sem pé e nem cabeça. A última é que até agora não houve nenhuma definição interna para uma nova proposta.

A empresa lava as mãos e segue se fingindo de morta numa clara tentativa de adiar a negociação até dezembro, quando deve apresentar a conhecida antecipação de PPR para pressionar o trabalhador a aprovar a sua proposta. Negociação não é milagre divino, depende de respeito e de boa vontade das duas partes. Chega de enrolação!

A Comissão Nacional de Negociação cobrou uma resposta a todas as cláusulas da Pauta apresentada desde agosto com as reivindicações dos trabalhadores. Mas, a Embratel manteve apenas as mesmas condições do Acordo atual.

Prometeu avaliar alguns pontos específicos (como percentuais de participação na ajuda médica, condições de trabalho) e fazer uma discussão específica sobre novos procedimentos para o controle de frequência. Mas não cumpriu.
 
Uma nova reunião ficou agendada para 28/11, quando a empresa deverá se pronunciar sobre os itens econômicos e os poucos pontos que ficou de responder na pauta geral. Com isto, a definição da campanha ficou para o fim do ano. Esse filme a gente já viu antes. Não queremos reprise.

Muito resultado para pouca proposta
A empresa tenta se fazer de vítima, mas uma proposta tão rebaixada não condiz com os altos resultados alcançados nos últimos anos.

Para se ter ideia, as receitas totais do Grupo América Móvil, que controla a EMBRATEL e a Claro, já somaram cerca de 194,2 bilhões de pesos mexicanos, ou 14,9 bilhões de dólares. O que representa um aumento de 0,7% em relação ao ano passado. A região da América do Sul foi a que teve o melhor desempenho nas receitas da empresa nos últimos seis trimestres, com um aumento de 8,9%.

O resultado da EMBRATEL nos nove primeiros meses de 2013 apresentou um crescimento de receita de 13.3% e um lucro de 500 milhões de reais.

O Sintetel, a Fenattel e os demais sindicatos estão conclamando todos os empregados a participar ativamente da mobilização nacional organizada para as próximas semanas!
Precisamos dizer bem claro para a empresa: PARA GANHO ZERO EU DIGO NÃO! Queremos aumento real nos salários e benefícios! Queremos melhorias nas cláusulas sociais do Acordo! Como cantava Geraldo Vandré, na época da ditadura, “quem sabe faz a hora, não espera acontecer”!

Receita da empresa

•Receita da América Móvil (controladora da EMBRATEL e da CLARO) no terceiro trimestre 2013: R$ 8,4 bilhões. Aumento de 10,3% em relação à receita do mesmo período de 2012.
•Receita com dados móveis: aumento de 25,1%
•Receita TV por assinatura: crescimento de 22,2%
•Receita de banda larga fixa: aumento de 14%.