Notícias

FILTRAR:

Dia da Consciência Negra é celebrado em 20 de novembro. Saiba por quê

O Dia Nacional da Consciência Negra é celebrado em 20 de novembro e é dedicado à reflexão sobre a inserção do negro na sociedade brasileira. A data foi escolhida por coincidir com o dia da morte de Zumbi dos Palmares, em 1695. O Dia da Consciência Negra relembra a resistência do negro à escravidão de forma geral, desde o primeiro transporte de africanos para o solo brasileiro (1549).
Há poucos dias, o Dieese (Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos) divulgou pesquisa em que constatou que, nos últimos dois anos, a inserção de negros no mercado de trabalho, em regiões metropolitanas, foi superior a de não-negros. Porém, os negros ainda seguem recebendo menos, em média, 39%.
Nessa mesma pesquisa, foi observado que os negros ainda se concentram nas profissões de menor prestígio e valorização. No sentido de que, na maioria dos casos, as ocupações quase nunca oferecem margem para decisões ou criatividade.
Este é um dia de reflexão para toda a sociedade brasileira no intuito de quebrar as barreiras do preconceito e lutar pela inserção de todo povo em uma só condição.
10 filmes para refletir sobre Consciência Negra
Nesta semana de Consciência Negra, conheça dez excelentes filmes, baseados em sugestões do site Pragmatismo Político, que estimulam a reflexão sobre a situação do negro no Brasil e no mundo:
1. Mississipi em Chamas (Alan Parker – 1988)
2. Faça a Coisa Certa (Spike Lee – 1989)
3. Conduzindo Miss Daisy (Bruce Beresford – 1989)
4. A Outra História Americana (Tony Kaye – 1998)
5. Amistad (Steven Spielberg – 1998)
6. A Negação do Brasil (Joel Zito Araújo – 2001)
7. Quanto Vale Ou É Por Quilo? (Sergio Bianchi – 2005)
8. Agosto Negro (Samm Styles – 2007)
9. Besouro (João Daniel Tikhomiroff – 2010)
10. Bróder (Jeferson De – 2011)