O câncer de mama é a doença que mais mata mulheres no Brasil. De acordo com o INCA (Instituto Nacional do Câncer), cerca de 13 mil pessoas são vítimas da doença por ano. É o segundo tipo de câncer mais frequente no mundo e o mais comum entre as mulheres. Apesar de perigoso, se o problema for diagnosticado cedo e tratado corretamente, tem altíssima taxa de cura: até 95%.
Por esse motivo, o movimento popular “Outubro Rosa” é realizado em todo o mundo. O nome remete à cor do laço rosa que simboliza, internacionalmente, a luta contra o câncer de mama e estimula a participação da população, empresas e entidades.
O principal objetivo da mobilização, que dura o mês inteiro, é lembrar a população da importância do diagnóstico precoce deste tipo de câncer. Isso porque, em casos de diagnóstico tardio, três a cada 10 mulheres com a doença morrem no país,segundo dados do Ministério de Saúde.
Mamografia grátis na Zona Leste - SP
Durante todo o mês, diferentes ações, além de atividades voltadas ao diagnóstico do câncer, serão realizadas em todo o mundo. Em São Paulo, estão abertas as inscrições para 400 exames de mamografia gratuitos promovidos pelo Complexo Comercial Tatuapé, no Shopping Metrô Boulevard Tatuapé, na Zona Leste. As interessadas terão até o dia 11 de outubro (sexta-feira) para se inscreverem no local: basta levar o documento de identidade. Os exames serão realizados entre os dias 14 e 19 deste mês em um caminhão de mamografia, que ficará estacionado do lado de fora do complexo.
De acordo com a secretária da mulher do Sintetel, Cenise Monteiro, a iniciativa é válida porque incentiva a conscientização das mulheres sobre a prevenção do câncer de mama.
Para marcar o Outubro Rosa, o Sintetel esclarecerá nas redes sociais (twitter e facebook) dúvidas comuns sobre autoexame, diagnóstico e tratamento da doença até o final do mês.