Diretor Mauro Cava com um protótipo do monumento ao lado do prefeito Carlos Grana (esq.) e Martinha (dir.), presidente do Sindicato dos Metalúrgicos
O prefeito de Santo André, Carlos Grana, anunciou a construção de um Monumento ao Trabalhador na cidade. A notícia foi dada durante reunião no Paço Municipal com a presença de quase todas as entidades sindicais do município, inclusive o Sintetel. A inauguração está prevista para 29 de setembro. “Será o primeiro monumento em homenagem ao trabalhador no Grande ABC", disse o prefeito.
Concebido pela artista plástica Tomie Ohtake, o monumento tem 12 metros de altura e pesa 12 toneladas. A escultura metálica, na cor vermelha, remete ao símbolo do infinito. "Em Santo André, temos mais de 20 monumentos e descobrimos que nenhum homenageava o trabalhador”, explica Cícero Martinha, presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de Santo André e Mauá, que comemorará 80 anos de fundação e é o principal patrocinador da homenagem.
“Os trabalhadores de Santo André e também os trabalhadores de uma forma geral são muito merecedores da homenagem”, destaca Mauro Cava de Britto, diretor regional do Sintetel. “Só um governo democrático como o do prefeito Grana e a liderança do companheiro Martinha, ícone sindical não só da região, mas do Brasil, para reconhecer isso”, finaliza.
A inauguração em 29 de setembro será às 10h30, na Praça IV Centenário, às 11h. Está prevista, ainda, a apresentação do grupo Demônios da Garoa.