Durante a primeira rodada de reuniões para negociação do Acordo Coletivo 2013/2014 dos trabalhadores da Vivo, ocorridas em 27 e 28 de agosto, os representantes da empresa apresentaram os resultados do primeiro semestre de 2013 e desferiram suas lamentações por longo tempo.
Na reunião, foi discutida toda a Pauta, item por item. Algumas das cláusulas a empresa se recusou a atender e outras ficou de responder nas próximas reuniões. A bancada dos trabalhadores deixou claro que a Pauta tem importância na sua totalidade. É importante ressaltar que neste ano serão discutidas apenas as cláusulas econômicas.
O Sintetel enfatizou a necessidade da aplicação da recomposição salarial dos últimos 12 meses (INPC) mais aumento real e da equalização dos benefícios entre os estados, lojas e setor administrativo.
Ficou claro que a empresa está enrolando para ganhar tempo, pois não apresentou nenhuma proposta. Os funcionários estão fazendo sua parte, sempre contribuíram para os excelentes resultados da Vivo e merecem uma proposta decente para o Acordo Coletivo.
Vale lembrar que o Sintetel realizou as assembleias de composição de pauta de 17 a 21 de junho. Em 1º de julho, o documento foi entregue à empresa e só agora ela chamou o Sindicato para a primeira reunião.
Os trabalhadores não aguentam tanta enrolação e cobram agilidade no processo. A empresa garantiu a data-base, que é 1º de setembro.
A negociação é nacional, com a participação de todos os sindicatos em telecom do País, e envolve 17 mil trabalhadores.
A próxima rodada de negociações acontece em 17 e 18 de setembro.