No programa dessa semana a TV Sintetel falou sobre os protestos organizados pelo Sindicato no mês de junho em diversas empresas do setor. A equipe de reportagem acompanhou a ativa participação dos trabalhadores nas mobilizações contra as alterações no Vale Refeição/Alimentação, Vale Transporte e, principalmente, no Convênio Médico.
Diante das reportagens e depoimentos dos trabalhadores, Aurea Barrence, diretora de assuntos assistenciais do Sintetel, comentou no estúdio as manifestações.
No primeiro bloco, Aurea explicou os protestos que ocorreram na empresa Atento, que retirou o atendimento da especialidade de obstetrícia às novas trabalhadoras e ainda pretende fracionar o pagamento do Vale Refeição/Alimentação e do Vale Transporte. Para a dirigente do Sintetel, esses e outros problemas passaram a acontecer com mais frequência depois que grupo americano BAIN assumiu a gerência da empresa.
Aurea ainda conta que essa nova gestão está fechando as portas para o sindicato e dificultando a comunicação com os trabalhadores. “Há um tempo atrás nós conseguíamos conversar de uma forma mais rápida com os trabalhadores. Agora, o Sindicato já sente mais dificuldade de entrar dentro da empresa”, relatou a dirigente.
Já no segundo bloco, a convidada comentou o protesto em frente à empresa Contax contra as alterações das regras do Plano de Saúde. Neste caso, além da exclusão do atendimento de obstetrícia para novas funcionárias, o aumento na coparticipação dos trabalhadores que migraram da empresa Dedic e a impossibilidade do titular incluir novos dependentes no convênio médico foram as modificações que a empresa realizou. Para Aurea, os problemas da Contax são semelhantes aos das demais empresas do setor. “O entendimento que se tem é que na visão das empresas ‘quanto menor melhor’”.
No final do programa a dirigente do Sintetel falou sobre a importância da presença dos trabalhadores nas mobilizações organizadas pela entidade. “A força do Sindicato está na participação do trabalhador. Quando o trabalhador está junto com a gente, somos mais fortes. E assim, as empresa vão aprender a nos temer”, finalizou.
A TV
Nos diversos programas, serão abordados temas relevantes para os trabalhadores em telecomunicações. Além disso, serão divulgadas informações úteis sobre o universo do trabalho, com abertura para debates e análises sobre o panorama nas operadoras, prestadoras e no teleatendimento.
O programa conta com um formato dinâmico com reportagens e entrevistas, em dois blocos de 20 minutos cada.
Todas as semanas, às segundas-feiras, um novo programa é exibido de forma inédita, às 11 horas, pelo site da TV Geração Z e, pouco depois, esse mesmo programa fica disponível aqui no site do Sintetel.
O projeto é uma parceria com a TV Geração Z e com a TV UOL.