Notícias

FILTRAR:

TV Sintetel: a trajetória das negociações para a Convenção das prestadoras

No programa dessa semana, a TV Sintentel conta os principais momentos do processo de negociação da campanha salarial das empresas prestadoras de serviço em telecomunicações, com data-base em 1º de abril.

Os convidados em estúdio foram os dirigentes do Sintetel José Carlos Guicho e Mauro Cava de Brito. Eles coordenaram o processo de negociação até o fechamento da Convenção aprovada em assembleias realizadas em todo o Estado de São Paulo, de 15 a 17 de maio.

No primeiro bloco, a equipe de reportagem do Sintetel relatou os principais momentos das negociações entre as empresas e os trabalhadores. Os convidados contaram toda a trajetória, desde a composição da pauta de reivindicações, passando pela proposta da empresa de reajuste abaixo da inflação e indicativo de greve dos trabalhadores até a aprovação da nova proposta.   

Já no segundo bloco, Almir Munhoz, presidente do Sintetel, faz um balanço sobre o processo de negociação com as empresas e declara que o próximo passo será a luta para conquistar o Plano Médico Unificado para essa categoria. “Se todas as empresas tiverem o mesmo plano médico, obviamente diminuirá o valor a ser pago pela empresa”, conta Almir.

No estúdio, os convidados pontuaram os principais avanços da Convenção Coletiva. Segundo Mauro Cava, o aumento salarial de 8%, o acréscimo de 10% no valor do Vale Alimentação, ambos acima da inflação, e a redução da contribuição do Plano Médico foram as principais conquistas da Convenção deste ano. Guicho fala sobre a importância das conquistas obtidas para a valorização desses profissionais que, segundo ele, estão cada vez mais difíceis de serem encontrados pela falta de qualificação. “O Sintetel qualificou e requalificou mais de 20 mil trabalhadores. E pela desvalorização estávamos perdendo esses profissionais para o mercado de trabalho” conclui o diretor.

ASSISTA AO PRIMEIRO BLOCO DO PROGRAMA

ASSISTA AO SEGUNDO BLOCO DO PROGRAMA

A TV

Nos diversos programas, serão abordados temas relevantes para os trabalhadores em telecomunicações. Além disso, serão divulgadas informações úteis sobre o universo do trabalho, com abertura para debates e análises sobre o panorama nas operadoras, prestadoras e no teleatendimento.

A partir desta décima edição, o programa conta com um novo formato mais dinâmico, agora em dois blocos de 20 minutos cada.

Todas as semanas, sempre às segundas-feiras, um novo programa é exibido de forma inédita, às 11 horas, pelo site da TV Geração Z (www.tvgeracaoz.com.br) e, pouco depois, esse mesmo programa fica disponível aqui no site do Sintetel.

O projeto é uma parceria com a TV Geração Z e com a TV UOL.


TAGS