Dirigentes do Sintetel e da Fenattel se reuniram com a diretoria da Oi, em 19 de março, na sede da Oi, no Rio de Janeiro. A reunião ocorreu para tratar do processo de internalização da Planta Interna que hoje está com a Alcatel-Lucent e com a Nokia-Siemens.
Cerca de 5.500 trabalhadores locados em todo País serão internalizados, o que deve ocorrer a partir de maio de 2013.
As áreas abrangidas na Planta Interna são: manutenção de equipamentos e sistemas de comutação/transmissão/satélite/banda larga/dados; manutenção de infraestrutura/energia/climatização; manutenção de equipamentos e sistema da rede móvel; operação da rede centralizada/suporte técnico; centro de despacho/triagem; operação de vídeo; aprovisionamento de circuito de dados.
Benefícios serão mantidos
O Acordo Coletivo de Trabalho que regerá as referidas relações será o assinado pela Oi. Durante negociação, a empresa garantiu que nenhum trabalhador terá qualquer perda.
Além disso, o Sintetel convenceu a Oi a aplicar o modelo de aluguel de veículos nos valores atualmente praticados. Serão mantidos os “carros agregados” a serviço da empresa. Exceção apenas para veículos de coordenadores e gerentes que, nas localidades onde existem, não serão mantidos.
Esse foi um passo importante na reversão das terceirizações, processo que ocorreu em ampla escala no setor.