Hoje, 8 de março, é o Dia Internacional da Mulher. Para quem não sabe, a data foi oficializada pela ONU (Organização das Nações Unidas) em 1975 para homenagear as operárias nova-iorquinas que morreram durante uma grande mobilização em 1857.
As tecelãs reivindicavam melhores condições de trabalho, redução da jornada diária para dez horas (as fábricas exigiam 16 horas), equiparação de salários com os homens e tratamento digno dentro do ambiente de trabalho. A ação foi reprimida com brutalidade. As operárias foram trancadas dentro da fábrica em chamas. Mais de 130 mulheres morreram carbonizadas.
Para não deixar a razão dessa data cair no esquecimento, o Sintetel realizará neste sábado, 9 de março, em São Paulo, o tradicional evento para as trabalhadoras da categoria.
O encontro acontecerá no Palácio do Trabalhador, localizado à rua Galvão Bueno, 782, no bairro da Liberdade, a partir das 9 horas. Haverá palestra informativa e sorteio de brindes. As senhas para o sorteio serão distribuídas até as 10h. Compareça!