Notícias

FILTRAR:

Sintetel inicia mobilização do setor de teleatendimento

O Sintetel começou a mobilizar os trabalhadores em teleatendimento de todo o estado de São Paulo nesta quinta-feira, 14 de fevereiro. O objetivo é conscientizar a categoria e preparar os teleoperadores para uma possível greve caso as empresas mantenham propostas muito ruins para a Convenção Coletiva 2013.

As ações de hoje foram realizadas em empresas como Contax, Atento e Casas Bahia Contact Center. Amanhã, sexta-feira, o Sindicato continuará a mobilização nos prédios que não foram visitados nesta quinta.  

Mobilização no ABC

Na Atento, em São Bernardo do Campo, onde a mobilização contou com a adesão maciça dos trabalhadores, a nota lamentável foi a presença da polícia, chamada ao local pelos representantes da empresa para coibir um movimento pacifico e ordeiro (veja imagens na galeria abaixo).

Histórico

O Sintetel entregou a pauta de reivindicação dos trabalhadores em 26 de outubro de 2012, mas as empresas até agora não apresentaram nenhuma proposta decente. Elas propuseram novo piso salarial apenas em junho e, até lá, querem que o trabalhador continue a ganhar menos do que o salário mínimo. 

A bancada patronal propõe ainda aumento abaixo da inflação (INPC) para quem ganha acima do piso, isso também apenas em junho, e piso de 590 reais para trabalhador em período de experiência.

No caso do VR e do VA, as empresas oferecem porcentuais abaixo da inflação e mais uma vez só em junho. Para disfarçar, oferecem um abono. Só que o valor é irrisório e não compensa em nada as perdas.

Cara de pau das empresas

Os trabalhadores reivindicam apenas o direito a reajustes dignos de salários e benefícios a partir de 1º de janeiro, data-base da categoria. As empresas dizem não ter dinheiro, mas todas foram beneficiadas com a desoneração dos encargos previdenciários, que passaram de 20% para 1,5% a 2,5 %. Além disso, tiveram redução nas tarifas elétricas nos percentuais de 15% a 18%. 

TAGS