Notícias

FILTRAR:

Taxa de juros cai para 8,5%, menor nível da história

O Copom (Comitê de Política Monetária) reduziu a taxa básica de juros da economia brasileira para 8,5% ao ano. A decisão foi tomada ontem, 30 de maio, pelo órgão do Banco Central (BC). De forma unânime, o colegiado optou por cortar em mais 0,5% a Selic. Esse foi a sétima redução consecutiva. 

A medida tem o objetivo de fomentar a atividade industrial brasileira e o consumo das famílias, principal receita para combater o desempenho tímido do PIB (Produto Interno Bruto) neste início de ano. A ausência de pressão inflacionária contribuiu para a decisão.
 
Assim, o governo força ainda mais a redução dos juros cobrados pelos bancos, que começaram movimento de corte drástico nas tarifas após apelos e ajustes econômicos feitos pelo governo.

Com os juros básicos em 8,5%, o cálculo da poupança muda. Agora, a remuneração da caderneta passa a ser feita por 70% da Selic mais a TR (taxa Referencial). Mas essa nova fórmula só vale para os depósitos feitos depois de 5 de maio, quando a regra foi alterada. Quem recorreu à poupança antes desta data, ainda será remunerado pela fórmula antiga.   

TAGS