A Contax, de forma unilateral, alterou a forma de pagamento da Remuneração Variável da Operação Cielo e comunicou aos trabalhadores que as regras tinham mudado no meio do jogo.
O fato gerou enorme insatisfação. Os trabalhadores entraram em contato com o Sintetel para denunciar a atitude. Para solucionar o caso, o Sindicato chamou a empresa, em caráter de urgência, para uma reunião em 17/04. A Contax simplesmente não apareceu.
Diante deste total descaso, os trabalhadores, sob a condução do Sindicato, cruzaram os braços em 18/04 para reivindicar uma solução imediata.
Mobilização deu resultado
Ao se deparar com a forte mobilização dos teleoperadores, a empresa aceitou se reunir com o Sintetel para discutir o assunto. Enquanto os diretores do Sindicato Fábio Oliveira, Aurea Barrence e os representantes sindicais Carlos Barbosa e Aldeni Silva se reuniam com os patrões, os trabalhadores continuaram a paralisação aguardando o término da reunião.
O Sintetel abriu a reunião repudiando a falta de respeito com a entidade e os trabalhadores.
Empresa reconhece equívoco
Diante da atitude firme dos representantes do Sindicato, a empresa recuou de suas decisões e ficou definido que:
• Até junho/2012 será mantido o mesmo modelo de RV já praticado;
• Criação de uma comissão entre trabalhadores e empresa com a supervisão do Sintetel para desenvolvimento de um novo modelo de RV;
• Com relação à meta de venda, exclusivamente para o mês de abril, será considerada a média dos valores recebidos correspondentes aos últimos três meses. Não serão levadas em consideração as metas de venda para o mês de abril.
• Os indicadores absenteísmo, aderência, e qualidade serão avaliadas a partir de 19/04/2012, ou seja, os indicadores retroativos serão desconsiderados.
• Todas as advertências aplicadas no período de 03/04 a 18/04 serão canceladas. Corresponde ao período em que a empresa gerou grande insatisfação entre os trabalhadores.
• Não haverá descontos das horas paradas nos dias 03/04 e 18/04, quando houve manifestações.
Os trabalhadores demonstraram satisfação com o resultado obtido. “Parabéns aos trabalhadores pelo movimento de reivindicação exemplar na defesa de seus direitos. Nossa vitória só foi possível graças à união”, destaca Fábio Oliveira, diretor do Sintetel. Para Aurea Barrence, diretora do Sindicato, ficou provado que quando os trabalhadores se unem ao Sindicato, o resultado aparece. “É esta união que nos fortalece ainda mais”, conclui.