Segundo a pesquisa CNI/ IBOPE divulgada nesta quarta-feira (4), a presidenta Dilma Rousseff, em seu segundo ano de governo, obteve aprovação pessoal de 77% dos brasileiros. Este percentual é o mais alto desde que ela assumiu, e superou os índices alcançados pelos ex-presidentes Fernando Henrique Cardoso e Luiz Inácio Lula da Silva no mesmo período de seus mandatos. A avaliação de Dilma superou os 72% obtidos na pesquisa em dezembro de 2011.
A aprovação do governo, por sua vez, ficou em 56%, mesmo índice da pesquisa anterior. O percentual dos que disseram confiar na presidenta subiu de 68% para 72%. Também em seu segundo ano de mandato, Lula, com 60%, e FHC, com 57%, apresentaram índice abaixo da presidenta.
Dilma também superou seus antecessores na aprovação pessoal. Nesse mesmo período de governo, Lula tinha 34% de aprovação e FHC 41%.
As áreas que foram mais mal avaliadas nesta gestão foram: impostos (65% desaprovam), saúde (63%) e segurança pública (61%). 60% dos entrevistados consideram o governo Dilma igual ao do ex-presidente Lula.
A pesquisa CNI/Ibope foi realizada na última semana de março em 142 municípios. Ao todo foram ouvidas 2002 pessoas. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos, e o grau de confiança, de 95%.