Notícias

FILTRAR:

Nível de endividamento em SP é o maior desde março de 2011

O total de endividados na cidade de São Paulo cresceu no último ano. Segundo a Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (PEIC), desenvolvida pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (Fecomercio-SP), o  número de famílias endividadas passou de 42,8% para 52,2% entre fevereiro e março. Esse é o maior nível verificado desde março de 2011.

O principal meio de endividamento para 67,5% dos paulistanos continua sendo o cartão de crédito. Em segundo lugar estão os pagamentos com carnês, com 28,2%. Em terceiro lugar está o crédito pessoal, com 19,8%. Esses são os principais meios de endividamento.

O total de famílias com dívidas em atraso também subiu na passagem de fevereiro para março, de 12,1% para 18,5%. O número de famílias inadimplentes avançou de 3,9% para 4,8% no período. Em março, 28,7% dos paulistanos afirmaram estar comprometidos com dívidas por mais de um ano, 25,9% de três a seis meses e 20,7% por menos de três meses.

Para economistas da Fecomercio, o impulso no total de famílias endividadas se deve a refinanciamentos das dívidas assumidas no começo do ano, com matrícula e material escolar e tributos como o Imposto Territorial e Predial Urbano (IPTU) e o Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores (IPVA). A elevação no total de endividados também foi influenciada, dizem, pelos crescentes gastos com turismo, viagens, hotéis e aluguel de carro.

TAGS