Notícias

FILTRAR:

Sintetel reúne mil pessoas em homenagem às mulheres; palestra empolga a plateia

O Sintetel promoveu no sábado, 10 de março, a tradicional homenagem ao Dia Internacional da Mulher. Realizado no Palácio do Trabalhador, em São Paulo, o evento reuniu mil pessoas. A palestrante convidada deste ano foi a rainha do basquete brasileiro Hortência Marcari, muito elogiada pelas participantes.

Iniciada pouco depois das 9h, a homenagem começou ao som de sucessos da música brasileira tocadas pela banda Cerebrown. O publicou mostrou animação e fez coro às canções. Na sequência, a secretária da mulher do Sintetel, Maria Edna Medeiros, conduziu a abertura do ato político. Ela saudou a entidade pelos 20 anos de eventos voltados para as mulheres e convidou autoridades para a mesa solene.
  
Almir Munhoz, presidente do Sintetel, ressaltou a qualidade do evento. “Essa homenagem vem crescendo e tivemos que desmembrá-la em duas, uma na capital, outra no interior”, lembrou. No próximo dia 24 de março, a cidade de São José do Rio Preto será sede do evento destinado também às regiões de Bauru e Ribeirão Preto.

O mote dos discursos foi a necessidade de os pais educarem desde já as crianças para promover a igualdade entre homens e mulheres. “As grandes mudanças começam pelos valores que passamos para os mais novos”, afirmou Juruna, secretário geral da Força Sindical. 

O possível veto da presidenta Dilma ao projeto de punição das empresas que pagam salários diferenciados para homens e mulheres em cargos iguais dentro da mesma empresa foi bastante criticado. “Lamento a falta de coragem da presidenta”, esbravejou Cláudio Prado, vereador de São Paulo pelo PDT. O deputado estadual Major Olímpio, do mesmo partido, endossou o discurso. “O estado brasileiro ainda não dá garantias aos direitos das mulheres”, lamentou. 

Em seguida, a diretora da Fenattel Cenise Monteiro conduziu uma homenagem a Monique Marti pelo trabalho que ela desempenhou quando foi a responsável pelo grupo de mulheres da UNI Sindicato Global. Cenise a definiu como generosa, solidária e guerreira e entregou para Monique uma placa de agradecimento pelo auxílio na consolidação da secretaria da mulher do Sintetel. “Percebo que as mulheres precisam do apoio dos homens e isso acontece dentro deste Sindicato”, afirmou Monique. “A primeira comemoração feita por vocês há 20 anos reuniu 40 pessoas e hoje são milhares. É incrível ver isso”, finalizou. 
   
Ainda compuseram a mesa de autoridades Maria Auxiliadora, secretária de políticas para mulheres da Força Sindical e Maria Euzilene Nogueira (Leninha) e Jorge Carlos de Morais (Araquém), diretores do Sindicato dos Metalúrgicos de São Paulo.

Logo após o término do ato político, a rainha do basquete brasileiro, Hortência Marcari, entrou no palco e foi ovacionada de pé pela plateia. Durante uma hora, a ex-jogadora contou sobre sua vida e falou da importância de se fazer escolhas e de ter metas e motivações na vida. As mulheres ouviram atentamente cada palavra da campeã mundial, que se emocionou ao reler o discurso que fez ao entrar para o Hall da Fama do basquete mundial. 

“Aprendi na palestra que devo correr atrás dos meus objetivos e dos meus sonhos, por mais difícil que seja. Fiquei com muita vontade de estudar”, confidenciou Maira Rosa de Souza Silva, 22 anos, trabalhadora da Atento. “Vou sair daqui renovada. É muito bom lembrar que é preciso ter perseverança, lutar pelo que a gente quer e correr atrás dos nossos sonhos e objetivos”, disse a aposentada pela Telesp Idalina Ramos, de 56 anos. Outra aposentada, Edna Maria Inácio Santos, de 55 anos, resumiu: “A Hortência abriu a cabeça das pessoas, não temos que esperar as coisas caírem do céu”. 

Para finalizar, o tradicional sorteio de brindes agitou as mulheres que lotavam o auditório. Celulares, aparelhos de DVD, viagens e televisão 42 polegadas foram distribuídos. “Fiquei muito contente e emocionada em ganhar esta televisão, eu só tinha uma bem pequenininha em casa”, contou a também aposentada pela Telesp Odete Spadafora Fernandes, de 86 anos. 

Durante todo o evento, as crianças se divertiram no espaço montado no andar de entrada, que contava com atividades de recreação para os 150 meninos e meninas. Em frente ao local, as convidas puderam aproveitar os estandes da Drogasil e da Associação Beneficente dos Empregados em Telecomunicações (ABET) para realizar exames médicos e cuidar da beleza. “É a primeira vez que participo e gostei muito. Minha filha se divertiu no espaço da criança”, contou Eliane Barbosa dos Santos Dutra, teleoperadora de 23 anos da Atento. 

Além da capital, a festa também reuniu mulheres das regiões das subsedes do ABC, da Baixada Santista, de Campinas e do Vale do Paraíba. 

Colaboraram neste texto Renata Sueiro e Renata Moraes. 

TAGS